O Circuito Cultural, realizado pela Malagueta Produções e apoiado por grandes nomes da indústria catarinense, chega a São José, na Grande Florianópolis, para o encerramento da temporada de 2024. Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, estudantes da rede pública e a comunidade local terão a oportunidade de acompanhar uma vasta programação artística e educativa, de forma gratuita, em um espaço adaptado dentro de um contêiner marítimo de 36m², equipado com uma sala para cinema e uma biblioteca diversificada, o Circuito Cultural oferece uma experiência única e gratuita. Nos dias 28, 29 e 30 de novembro, estudantes da rede pública e a comunidade local terão a oportunidade de participar de uma vasta programação artística e educativa.
Durante a estada do projeto na cidade, será possível participar de oficinas educativas que promovem tanto o entretenimento quanto o aprendizado prático. “Estamos trazendo oficinas de marcenaria criativa, baú dos sonhos, brinquedos voadores, oficina de bonecos de boi de mamão, proporcionando não apenas diversão, mas também o desenvolvimento de habilidades importantes”, explica Paula Bittencourt, atriz e porta-voz da Malagueta Produções.
O contêiner, que permanecerá em São José por três dias, é um centro de cultura itinerante que inclui atividades como: Museus Virtuais, uma jornada digital por lugares famosos ao redor do mundo, cinema e apresentações culturais, incluindo o espetáculo "Palhaçada A La Carte", da Traço Cia de Teatro; o ritmo envolvente do Maracatu Arrasta a Ilha, Orquestra Novo Alvorecer, Boi de Mamão Brinca meu Boi, entre outros.
“Este evento gratuito é uma oportunidade imperdível para as famílias de São José e visitantes explorarem a riqueza da cultura de maneira acessível e envolvente, fortalecendo a comunidade através das artes e da educação”, finaliza Paula. Além das atividades citadas, o contêiner, que estará na Beira-mar, em frente à Cassol, conta com uma biblioteca que abriga mais de 200 livros e diversos jogos de tabuleiro.
Programação em São José
Local: Beira-Mar de São José, em frente à Cassol
Dia 28 de novembro (quinta-feira)
8h às 19h
Biblioteca e jogos de tabuleiro (Aberto ao público)
8h às 9h30 / 9h30 às 11h / 13h45 às 15h15 / 15h15 às 16h45
Contação de História: "Sonhando Ando"
Oficina: Baú dos Sonhos
Dia 29 de novembro (sexta-feira)
8h às 17h
Biblioteca e jogos de tabuleiro (Aberto ao público)
8h às 9h30 / 9h30 às 11h / 13h45 às 15h15 / 15h15 às 16h45
Museus Virtuais
Oficina: Casa de Artista
19h
Música: Orquestra Novo Alvorecer
20h
Teatro: La conquista (Dale Circo)
Dia 30 de novembro (sábado)
10h
Oficina: Brinquedos Voadores
Teatro: Palhaçada A La Carte (Traço Cia)
11h
Contação de História: "Viver em uma bolha de sabão", por Everline Flore (Bia Alvarez)
14h
Oficina: Bonecos do Boi de Mamão
15h
Teatro: Brinca meu Boi (Boi de Mamão)
16h
Música: Maracatu Arrasta Ilha
Incentivo
Para esta edição, o Circuito Cultural conta com a junção de duas grandes empresas catarinenses, a Portobello e a Cassol Centerlar, que possuem em comum um único propósito: a democratização do acesso à cultura, por meio da destinação de parte de seus tributos para viabilizar a realização desta ampla programação gratuita.
"Para nós da Portobello, sustentabilidade significa ter consciência de nossas ações, dos impactos de nossas escolhas e assumir o protagonismo de sermos parte integrante da sociedade e do ecossistema no qual vivemos. É criar conexões transparentes, inspiradoras e engajadoras com nosso ecossistema, valorizando as pessoas e sendo um agente de transformação nas comunidades onde estamos inseridos. Por isso, estamos muito felizes por estarmos ao lado de grandes parceiros como a empresa Cassol, incentivando a cultura catarinense. Acreditamos que através da educação, sustentabilidade e cultura podemos construir um futuro onde todos possam evoluir juntos”, destaca Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade Portobello Grupo.
Leonardo Foresti, gerente geral digital da Cassol Centerlar, complementa: “Apoiar projetos culturais é um compromisso e uma responsabilidade social da empresa. Para nós da Cassol Centerlar é uma forma de contribuir para uma comunidade mais rica e vibrante por meio da valorização da arte e do talento local. Estamos entusiasmados em colaborar junto com a Portobello e parceiros em um projeto que fortalece a comunidade e inspira através da cultura”.
Sobre o Circuito Cultural
Realizado pela Malagueta Produções, com apoio do Instituto Maratona Cultural e patrocínio da Cassol Centerlar e Portobello, por meio do PIC - Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina, o Circuito Cultural é um projeto itinerante que visa fomentar a cultura em diversas cidades de Santa Catarina, trazendo atividades culturais e educativas a todos os cantos do Estado.