Jovens de 17 a 22 anos residentes em Palhoça que estão cursando ou concluíram o 3º Ano do Ensino Médio em escola pública têm até o dia 8 de maio para confirmar a inscrição na próxima edição do curso de capacitação do Instituto Proa. As inscrições podem ser feitas diretamente no site do programa Qualifica Palhoça: empregapalhoca.com.br/qualifica-palhoca.
O Qualifica Palhoça foi desenvolvido com a missão de proporcionar qualificação e valorização profissional aos munícipes, aperfeiçoando as habilidades profissionais e reduzindo a distância entre os trabalhadores e as necessidades do mercado.
Atualmente, há vagas disponíveis em 27 cursos, nas modalidades online e presencial. A capacitação oferecida em parceria com o Instituto Proa é um deles. Palhoça, aliás, é a cidade com mais jovens aprovados nessa capacitação em Santa Catarina. A quarta edição do curso no estado inicia no dia 15 de maio.
"Nós, como gestores públicos, precisamos dar esta oportunidade para quem está em busca do primeiro emprego, e o curso do Instituto Proa abre portas, tanto que 60% dos candidatos de Palhoça que já concluíram a capacitação nas outras edições já estão empregados", destaca o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.
"Como o curso é realizado de forma online, diretamente na Plataforma Proa, e é totalmente gratuito, é muito prático e acessível participar. E como a rede de parceiros do instituto em Santa Catarina é muito bem articulada, as chances de empregabilidade são enormes", avalia a secretária de Desenvolvimento Econômico, Anna Paula Heiderscheidt.
Mais sobre a capacitação
O processo de seleção para iniciar o curso inclui três momentos: primeiro, o jovem faz o cadastro; depois, responde a um teste básico de Língua Portuguesa, Matemática e Análise de Perfil; se for aprovado, segue para a etapa de preenchimento dos dados pessoais a fim de realizar a matrícula do curso.
A capacitação tem duração de três meses, com aulas gravadas de 1h30 por dia, somando 7h30 semanais, que devem ser assistidas de segunda a sexta-feira, no horário em que o aluno achar mais conveniente; além de um encontro semanal ao vivo com tutores em horários específicos, às quartas-feiras.
Ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a vagas de posições de início de carreira e primeiro emprego em empresas parceiras do Proa. Também é possível optar por cursar as trilhas técnicas disponíveis e potencializar ainda mais o currículo profissional. São sete carreiras à escolha do participante, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Análise de Dados (patrocinado pelo iFood), Varejo (Via - Fundação Casas Bahia), Administração (P&G), Logística (P&G), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF) e Educação Financeira (Bloomberg e Dahlia Capital).
Instituto Proa
Fundado em 2007 por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a um futuro melhor, o Proa já impactou mais de 36 mil jovens e atua nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.
Desde que passou a atuar em SC, em dezembro de 2021, a ONG tem se dedicado a estreitar laços com cidades catarinenses para que mais jovens sejam beneficiados com o projeto, que promove um desenvolvimento social mais sustentável e solidário.
Além de Palhoça, o instituto já firmou parceria com representantes das prefeituras de Florianópolis, São José, Blumenau, Joinville, Itajaí, Gaspar e Lages. Dessa forma, o poder público também está envolvido na promoção de iniciativas do Instituto Proa.
Entre os parceiros da iniciativa privada, estão a catarinense BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, e mais de 40 empresas nacionais e internacionais; incluindo outras empresas consolidadas em SC, como Studio Z e Portobello.