Os dados sobre abuso e exploração sexual contra adolescentes e crianças no Brasil realmente são preocupantes. Conforme informações publicadas pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, o Disque 100, que recebe denúncias, registrou mais de 17 mil violações sexuais contra crianças e adolescentes de janeiro a abril deste ano.
Com o objetivo de ampliar o debate sobre o assunto e reforçar as formas de prevenção e auxilio, acontece o movimento Maio Laranja em todo o país. No município de Palhoça, diversas iniciativas estão sendo realizadas para destacar o assunto como, por exemplo, a ação pedagógica realizada na semana passada pelas turmas de nível II do polo da educação de jovens e adultos da Escola Frei Damião.
Sob a orientação dos professores Géssica Jacinta Machado e Sidney da Silva Dias, os alunos confeccionaram um belíssimo mural de conscientização sobre a importância do Maio Laranja. A proposta permitiu aos estudantes compreender mais sobre a história do dia 18 de maio, instituído pela Lei Federal 9970/2000 como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.
Os alunos coloriram as flores símbolo da campanha para a confecção de um mural principal, logo na entrada e produziram individualmente cartazes que foram espalhados por outros espaços da escola. A ação contou ainda com um trabalho em sala e uma roda de conversa para debater sobre o tema e quais ações podem ser tomadas para proteger as crianças e adolescentes.