Muito além de aprender a se comunicar melhor através da língua portuguesa, de fazer contas com maior rapidez e confiança ou entender os principais acontecimentos da história humana, os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos tem sua autoestima potencializada e seu horizonte de oportunidades ampliados, especialmente no que se refere ao mercado de trabalho.
Através dos polos de ensino espalhados em diversos bairros da cidade, a rede municipal de ensino de Palhoça proporciona aos estudantes toda a estrutura necessário para um bom aprendizado e para uma melhor qualidade de vida.
Com o objetivo de preparar os alunos e alunas para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, os professores do polo CAIC estão direcionando suas aulas para esse objetivo.
Muitos estudantes também são trabalhadores e a certificação que comprova o aprendizado é de vital importância para conseguir melhores cargos e salários. "A mobilização do polo em possibilitar a qualificação para a realização do exame, busca cumprir as funções sociais da EJA, de qualificação, equalização e reparação" reforça o secretário de Educação, Gean Karlo Medeiros.