Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de Florianópolis através da Assessoria de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, promoveu uma cerimônia de assinatura da Lei nº 11.033, que reconhece o cordão girassol como instrumento auxiliar de orientação para identificar pessoas com deficiências ocultas para atendimentos prioritários, já o cordão quebra-cabeça é utilizado por pessoas autistas. A ação é em alusão ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado dia 21 de setembro. O evento ocorreu às 14h, na sala de reuniões do gabinete do prefeito, Rua Conselheiro Mafra, 656.
“O Cordão Girassol e o Quebra-cabeça são símbolo de inclusão e respeito. Ao entendermos a importância, demonstramos nosso compromisso em promover uma cidade acessível, inclusiva e acolhedora para todos”, explica o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
“Os cordões, ao serem utilizados, não apenas sinalizam a necessidade de respeito ao espaço e às necessidades das pessoas com deficiência, mas também encorajam a empatia e a solidariedade entre todos nós”, complementa Rafael Coimbra, assessor de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência.