Florianópolis: Dia mundial do Café, curiosidades sobre a bebida mais amada pelo brasileiro

Villa Romana Shopping promove evento para celebrar a história e a tradição do grão.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. (Foto: Freepik)

No próximo domingo, dia 14, o mundo comemora o Dia Mundial do Café, bebida que acompanha o brasileiro desde a primeira refeição da manhã até o fim do dia, com presença garantida no bate-papo pós almoço e em atividades do dia a dia. Para antecipar a celebração, no dia 13, sábado, o Villa Romana Shopping promove um workshop em parceria com a Camicado e a Nespresso. Veja algumas curiosidades que serão apresentadas aos participantes do evento.
 

  1. Lenda de Kaldi e a descoberta

 

A lenda conta que o café foi descoberto por um pastor etíope chamado Kaldi, que observou que suas cabras ficavam mais animadas depois de comerem os frutos vermelhos de uma certa planta. Esse conhecimento foi então transmitido a monges locais, que começaram a utilizar o café para se manter alerta durante as longas horas de oração. Essa descoberta eventualmente levou ao cultivo e à popularização do café em todo o mundo.

 

  1. Variedades de torra influenciam no sabor
     

O café pode ser torrado em uma variedade de intensidades. Cada uma delas oferece sabores únicos e distintos. A torra clara preserva mais as características naturais do grão e garante que a bebida tenha notas mais frutadas e ácidas. Por outro lado, a torra média proporciona um equilíbrio saboroso entre acidez e corpo. Já a torra escura apresenta um amargor maior, com sabores mais intensos e caramelizados, com menos acidez. 

 

  1. Tipos de Grão: Arábica e Robusta

 

Os dois tipos de grãos de café mais cultivados são o Arábica e o Robusta. O Arábica é conhecido pela suavidade e sabor complexo, muitas vezes com notas frutadas e florais. Em contraste, o Robusta tem um sabor mais forte e mais amargo, com teor de cafeína mais elevado. Cada tipo de grão tem suas próprias características e é usado em diferentes preparos. No Brasil, o Robusta é o tipo mais cultivado. 

 

  1. Produção e consumo
     

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Segundo o 

Ministério da Agricultura e Pecuária, o Brasil exportou cerca de 2,2 milhões de toneladas, o equivalente a 39,4 milhões de sacas de café, em 2022, com embarques para 145 países.Além disso, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking mundial de consumo de café, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água, de acordo com a Organização Internacional do Café (OIC).

 

A participação no workshop promovido pelo Villa Romana Shopping é gratuita, mas os interessados devem se inscrever pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/workshop-cafe-em-foco/2413417?referrer=beacons.ai 

 

O evento terá degustação de café e harmonização com alimentos. O evento começa às 16h, no 1º andar do shopping, ao lado da loja da M.A.C. 

 


WhatsApp