Já está em vigor a Política de Investimentos 2023 da CELOS, com horizonte até 2027, para os planos Misto, Transitório, Pecúlio, PGA e Assistencial. Este movimento busca, principalmente, a construção de algumas diretrizes para a gestão do patrimônio de cada Plano, observando suas especificidades.
Importante lembrar que este processo iniciou com a aprovação da Política de Investimentos 2023 pelo Conselho Deliberativo da CELOS, a qual considera o estudo de Asset Liability Management – ALM (elaborado pela Aditus Consultoria), e direciona a composição da carteira de investimentos para o ano. A partir daí, a área técnica de investimentos analisa a carteira atual frente à Política e elabora relatório de investimentos com alternativas.
O relatório passa por análise de Compliance, recomendação do Diretor Administrativo Financeiro e vai para deliberação da Diretoria Executiva. Dependendo do investimento, também passa por recomendação do Comitê de Investimentos, o que não foi o caso do presente relatório.
Para 2023, até o momento, o estudo indica continuidade na redução no segmento de Renda Variável e consequente aumento de exposição no segmento Estruturado, via fundos multimercados, e Renda Fixa, via títulos públicos, o que será implantado ao longo do mês de março.