Coluna Miguel Simão: Concurso de declamações de poemas, é motivo de festa na escola Emérita, em Biguaçu

Texto: Professor Miguel João Simão

Escritor e Pesquisador

 

Aconteceu nesta última quarta –feira (18/10), um concurso de poemas entre os alunos da Escola de Educação Básica Professora Emérita Duarte Silva e Souza, com a participação das turmas: 74, 76, 81, 95 do Ensino Fundamental II e das turmas 206 e 305 do Ensino Médio.

O concurso foi organizado pela Professora Lucineide de Azevedo Simão, a professora Lu, que após trabalhar uma sequência didática e de alguns conteúdos, explorou o tema: “ O município de Biguaçu”.

Com a participação de quase 100 alunos, que escreveram seus textos e apresentaram no ginásio de esportes diante de uma mesa julgadora composta por Escritores, sendo dois deles da Academia de Letras de Governador Celso Ramos, e três da Seccional da ALBSC de Florianópolis.

Representando a Academia de Letras de Governador Celso Ramos, estavam os escritores William Wollinger Brenuvida, que também pertence as Academias de Nova Trento e Biguaçu, e a Escritora Marcia Raquel, que além da Academia, representou a família da Patrona da Escola, por ser neta de Emérita.

Da Academia de Letras, Seccional de Florianópolis, a mesa de jurados pode contar com a presença da atriz e escritora Bety Ossig Andrade, Maria da Graça Fornari, também representante da Academia de Nova Trento e a Escritora e Declamadora Vera Portella, que além da casa literária de Florianópolis pertence ao Grupo de Poetas da Trindade e outras instituições literárias.

Com um público bastante considerável pelo envolvimento de diversas turmas de alunos e professores, a Escola Emérita, que fica situada no Bairro Fundos, viveu um dia único para a alegria dos alunos, que tiveram um dia especial.

O Professor Gustavo Silva, Diretor da Unidade Escolar, apoiador e grande incentivador da ideia do projeto da Professora Lu, mostrou-se satisfeito com os resultados, após ser aplaudido pelos alunos por sua dinâmica de trabalho e incentivador de grandes projetos que envolvem o corpo discente da escola e a comunidade em geral.

A professora Lu Simão , agradeceu  a parceria das Academias de Letras, visto que ela é Acadêmica na Academia de Governador Celso Ramos, e grande apoiadora das causas literárias ao lado do esposo Professor Miguel João Simão, presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina.

O corpo de jurados, selecionou 10 ganhadores que receberam da Escola, troféus, medalhas. Além dos 10 escolhidos, os demais participantes receberam certificados de menção honrosa por suas participações.

Usando da fala em nome dos demais escritores, William Brenuvida, agradeceu o convite feito pelo Presidente da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina Professor Miguel Simão, e a engrandeceu o trabalho da Professora Lu, que ele  acompanha há muitos anos.

Gustavo Silva, agradeceu a presença de todos e parabenizou a Professora Lu, enobrecendo o belo trabalho que ela tem feito junto aos alunos da Escola Emérita.

Em nota nas redes sociais,  a neta da Patrona da Escola, a Professora aposentada Marcia Raquel, escreveu: “O Projeto da Professora Lu é fantástico. Fiquei encantada com a confiança que os alunos têm na professora. Lu, é uma profissional que faz por amor. Foi lindo, especial e contagiante. Hoje, ela conquistou meu coração pra sempre”.

Bety Ossig Andrade, em aúdio descreveu o evento, como um grande evento, e que a Lu foi maravilhosa.

Diante da alegria dos alunos, e a emoção que tomou conta do espaço pelos belos poemas que lidos e declamados na manhã da quarta feira, o Colégio Emérita, mais uma vez mostra a boa administração que tem, e a boa qualidade do corpo docente que estão à frente das salas de aulas.

Parabéns a todos os envolvidos.


WhatsApp