Coluna do Décio: Salete e Pissudo querem que Prefeitura de Biguaçu descumpra ordem judicial

Dupla grava vídeo cobrando manutenção em estrada ilegal dentro de APP que está embargada pela Justiça.

A vereadora Salete Orlandina Cardoso (PL) gravou vídeo esta semana, junto com o vereador Fernando Duarte, popular Pissudo, cobrando manutenção da Prefeitura de Biguaçu em uma estrada ilegal construída dentro de Área de Preservação Permanente (APP), às margens do Rio Biguaçu, no bairro Santa Catarina.

 

A gravação desse vídeo mostra que os vereadores são ignorantes em relação ao assunto ou estão agindo de má-fé para colocar os moradores da região contra o prefeito Salmir Silva (MDB).

Todo mundo sabe que essa dupla são campeões em disparar fake news para criticar a atual gestão da prefeitura municipal de Biguaçu, mas as ações deles estão superando as expectativas. Quem não lembra de uma foto da vereadora Salete publicada em suas redes sociais criticando um buraco numa rua, segundo ela, do município? O problema que a foto era de um buraco de uma rua em Campo Grande, capital do estado do Mato Grosso do Sul, distante 1255 km de Biguaçu. A mentira foi revelada pelo vereador Lucas Manequinha na tribuna da câmara municipal.

Mas voltando a filmagem da rua dessa semana, é difícil achar que ela e o Pissudo desconhecem que essa estrada está embargada pela justiça desde 2017, pois esse tema foi debatido várias vezes na tribuna da Câmara Municipal. Se eles não estavam com dor de barriga na hora em que esse assunto foi debatido na tribuna do legislativo municipal, só  resta concluir que a dupla está agindo de má-fé e isso é lamentável.

Todos do meio político biguaçuense sabem que a estrada construída pelos próprios moradores às margens do Rio Biguaçu no bairro Santa Catarina foi alvo de Ação Civil Pública protocolada pelo Ministério Público junto à 2ª Vara Civil da Comarca de Biguaçu, em 24 de maio de 2017.

 

Estrada está em área de APP

 

O MP afirmou à Justiça que a estrada estava dentro de Área de Proteção Permanente e pediu medida liminar para proibir o uso dela, bem como qualquer manutenção na via por parte da Prefeitura de Biguaçu. A liminar foi acatada pela juíza Taynara Goessel, na data de 26 de maio de 2017.

"À vista do exposto, CONCEDO a tutela de urgência, com fulcro no art. 300 do Novo Código de Processo Civil, determinando que os réus que se abstenham de realizar qualquer supressão e/ou atividade na área objeto da lide, bem como procedam à fixação de placa nos terrenos constando que se encontra sub judice", determinou a magistrada, na época.

 

Houve recurso por parte de um proprietário de terra na área embargada junto ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) que, em síntese, manteve a medida cautelar.

 

Desse modo, a Prefeitura de Biguaçu está impedida judicialmente de colocar maquinários para arrumar uma estrada construída dentro de área de APP. E a vereadora Salete Cardoso e o vereador Pissudo sabem muito bem disso. Cobrar manutenção dessa via enquanto a liminar estiver válida é querer que o Município descumpra uma ordem judicial, o que pode trazer implicações para o prefeito e multa para a municipalidade.

Assim, fica claro a má-fé deles, tentando jogar as famílias que construíram a estrada contra a Prefeitura. Contudo, todos os envolvidos na construção da estrada sabem que há impedimento judicial para fazer qualquer intervenção na área.

Que papelão desses vereadores que já estão sendo chamados de trapalhões da internet. Por que eles não trabalham pela comunidade em vez de divulgar fake News?

Foto: Print da rede social onde o vereador Pissudo divulga fake News para atingir prefeitura (Foto Divulgação)

Foto: Nas redes sociais da vereadora Salete a foto da estrada que está em área de APP. Críticas para colocar a comunidade contra o prefeito Salmir Silva que está impedido pela justiça de dar manutenção na via. (Foto Divulgação)

Foto: Salete quer que Prefeitura de Biguaçu descumpra ordem judicial (Foto Divulgação)

 

----------------------------------------------------------------------------------------

 

Pesquisa

 

Esta semana eu tive acesso a uma nova pesquisa da avaliação de mandato realizada em Biguaçu no mês de agosto, pelo instituto JC Pesquisas, que mostra o prefeito Salmir da Silva (MDB) com 73,7% de aprovação popular. Os números são parecidos com outra pesquisa feita no mês de Julho pela IPC Pesquisas, que apontou aprovação de 75% dos entrevistados.

Foto: Salmir Silva: 73,7% de aprovação popular (Foto divulgação)

 

Lula e Jorginho

 

A JC Pesquisas também quis saber como o biguaçuense está avaliando os mandatos do presidente Lula (PT) e do governador Jorginho Mello (PL).

 

O terceiro mandato de Lula é reprovado por 50,5% dos entrevistados em Biguaçu e aprovado por 47,3%.

 

Já a gestão de Jorginho no Governo de Santa Catarina é aprovada por 68,5% e reprovada por 23,2%.

 

Oposição

 

Nos bastidores da política de Biguaçu cresce os rumores sobre uma provável tríplice aliança entre o PSD, PL e PP para as eleições municipais de 2024. Ainda sem candidatos definidos, a intenção é quem estiver melhor em pesquisas será o escolhido em prévias, com critérios objetivos a serem ainda definidos.

 

Bastidores

 

Especulou-se nos bastidores ainda uma transferência do atual vice-prefeito Alexandre ao PSD. Vale lembrar que dias atrás o vice também esteve em evento do PL, inclusive publicou em suas redes sociais uma foto no evento. Informações de bastidores dão conta de que Alexandre deve ficar mesmo no Podemos.

 

Encontro

Um encontro de lideranças políticas ocorreu no interior do Município, com a presença do ex-prefeito Tuta (MDB), ex-vice prefeito Ivo Delagnelo, vereadores Chapeco e Douglas. Além do costelão assado servido, o cardápio também foi regado a muita conversa política sobre sucessão eleitoral.

Foto: Costelão uni oposição e situação no interior de Biguaçu (Foto Divulgação)

 


WhatsApp