O PT de Biguaçu lançou 7 candidatos a vereadores nessas eleições e abriram o voto para prefeito. O partido dos trabalhadores, apesar da maioria dos biguaçuense não valorizarem muito, foram essenciais na cidade para que verbas federais chegassem no município. Desde a época do então prefeito Castelo, o governo do PT investe pesado em Biguaçu. Só para o leitor ter ideia 50,11 milhões foram em obras e serviços; 3,33 mil famílias são beneficiadas com o bolsa família que disponibiliza um valor médio de 674 mil reais; 2,73 mil pessoas são atendidas com a farmácia popular sendo que desse número 2,58 mil são beneficiadas com medicamentos gratuitos; 2,2 milhões de crédito para o agronegócio, 54 milhões investidos no minha casa minha vida para 364 famílias e 2,6 milhões dados ao PRONAF, que é um crédito para a agricultura familiar.
A nível estadual o governo Federal, sob a administração de Luiz Inácio Lula da Silva, tem feito investimentos significativos no estado de Santa Catarina, incluindo o município de Biguaçu, principalmente através do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Esse programa busca impulsionar obras de infraestrutura e inclusão social.
Entre os principais projetos do governo em Santa Catarina estão as melhorias em mobilidade urbana, saneamento básico e a prevenção de desastres naturais, com destaque para a contenção de encostas e a renovação da frota de transporte público. Biguaçu, como parte da região metropolitana de Florianópolis, também se beneficia de grandes investimentos nas rodovias federais, como as duplicações da BR-101 e BR-470, que facilitam o tráfego na região.
Esses esforços são parte de uma estratégia mais ampla do governo para melhorar a qualidade de vida nos municípios catarinenses, com foco no desenvolvimento sustentável e na redução das desigualdades regionais.
Abaixo algumas ilustrações que mostram os investimentos federais no estado catarinense.
E voltando a Biguaçu o PT disponibilizou 554 mil reais para a cultura em 2023 e disponibilizou verbas para acabar de uma vez com todas com a construção da prefeitura municipal. E desde o governo Castelo o governo federal não mede esforços para investir na cidade como obras da macrodrenagem, hospital regional e UPA 24h.
Diante disso tudo, apesar da falta de reconhecimento, a gestão federal do PT vem mostrando que é parceiro tanto a nível federal como a nível municipal.
Os 7 candidatos a vereadores do PT municipal fazem questão de divulgar o que Lula trouxe para o município e pedem o voto enfatizando que representam um governo que valoriza a comunidade local.
Uma coisa é certa: apesar da dificuldade de fazer política em um estado bolsonarista e um município que trilha pelo mesmo caminho o PT não deixa de investir com recursos e obras. Imaginem se SC e Biguaçu fossem representados por petistas?
Foto: Se não fosse o PT a nova sede da prefeitura de Biguaçu não deixaria de continuar a ser um elefante branco (Foto Divulgação)