Em Foco Podcast
Nessa semana entrevistei no Em Foco Podcast o prefeito de Palhoça. Eduardo Freccia, 39 anos não é daqueles prefeitos de gabinete. Percorre constantemente o município para realizar sua gestão. Assim como o prefeito de São José, Orvino Coelho, Eduardo deu muita prioridade na questão da mobilidade urbana. Fez questão de frisar que no momento está governando o município e que o assunto reeleição vai se pautado só ano que vêm. Orgulha-se de ter o apoio de todos os vereadores da cidade e que em breve o hospital de Palhoça será uma realidade.
Foto: Eduardo Freccia: prefeito de Palhoça foi o entrevistado do Em Foco Podcast dessa semana (Foto: Divulgação)
Foto: Orvino Coelho de São José, assim como Freccia de Palhoça estão priorizando a mobilidade urbana em seus municípios (Foto Divulgação)
Mobilidade Urbana
O assunto mobilidade urbana é sempre um tema que busco conversar com os meus entrevistados no Em Foco Podcast. Entendo que essa situação é caótica e tende a ficar cada vez pior nos municípios. Parabenizo os prefeitos que dão prioridade para destravar o transito de suas cidades mas se não houver um pensamento regional desse problema ficaremos cada vez mais refém dos congestionamentos. Uma hora vai travar tudo e aí eu quero ver.
O governo estadual tem que agir
Já tá na hora de o governo do estado colocar o dedo nessa ferida. Não adianta haver obras de mobilidade urbana específicas nas cidades sem pensar na grande Florianópolis. Tudo tem que ser planejado de forma regional e o governo estadual tem que ser o líder desse processo. Se continuar essa omissão histórica a tendência é no colapso total.
Foto: Congestionamentos só tendem a crescer na grande Florianópolis (Foto Divulgação)
Falta de transporte marítimo
Numa viagem recente em São Paulo conversei com o taxista que me disse que adoraria conhecer Florianópolis e suas praias. Sabendo que a capital de Santa Catarina é uma ilha ficou atônito em ouvir de mim que não existe transporte marítimo na região. Isso mesmo, até um taxista não entende como uma capital de um estado rodeado por mar não tem transporte marítimo. Só mesmo aqui.
Lembranças
Não esqueço em 1993 quando eu e o meu saudoso irmão e editor do Jornal Biguaçu em Foco na época, Ozias Alves Júnior. Fomos convidados pelo então prefeito de Florianópolis, Sérgio Grando (in memorian) para um passeio de catamarã, barco que seria utilizado para o transporte marítimo de Florianópolis para as cidades do continente. Isso faz 30 anos e nada aconteceu até agora. A ilha tem como principal transporte de pessoas os ônibus lotados até hoje.
Foto: Sérgio Grando iniciou a ideia do uso de catamarã como transporte urbano marítimo. Fazem 30 anos e nada saiu do papel. (Foto Reprodução)
Foto: Catamrã: só mesmo aqui esse barco não é usado como meio de transporte (Foto Divulgação)
Secretaria Regional
Outra lembrança que tenho foi uma visita ao então secretário regional da grande Florianópolis, Valter Gallina em 2007. Ele era integrante do governo de Luiz Henrique da Silveira (in memorian). Em sua mesa tinha um projeto muito interessante de transporte urbano que já existia em duas cidades europeias na época (norueguesas eu acho). A empresa, que fez o projeto, iria colocar inúmeras torres nos municípios da grande Florianópolis (uma em Governador Celso Ramos, duas em Biguaçu, três em São José, três em Palhoça e umas seis em Florianópolis) e a ligação dessas torres seriam feitas por bondinhos que levariam as pessoas. O custo dessa implementação seria ZERO para o governo e a empresa iria explorar o preço das passagens (de acordo com uma parceria público e privada) e o aluguel de salas nessas torres. Mesmo sendo um negócio a nível europeu e tendo um custo nulo para o governo esse transporte muito bacana não saiu do papel. Continuamos com os ônibus lotados.
Foto: Valter Gallina: ex secretário da Grande Florianópolis: projeto europeu dos bondinhos em sua mesma e até hoje nada aconteceu (Foto Divulgação)
Foto: Luiz Henrique (in memorian): perdeu a oportunidade de ser o governador que resolveria o problema da IMOBILIDADE urbana da grande Florianópolis (Foto Divulgação)
Foto: Bondinhos já podiam ser uma realidade de transporte urbano na grande Florianópolis (Foto reprodução)
Metrô de superfície
Acompanhei recentemente a notícia que a cidade de São José conseguiu verba para construir a beira mar de Barreiros. Por que já não se inclui nesse projeto o metro de superfície? Isso mesmo: precisamos interligar as cidades de Biguaçu, São José, Palhoça e Florianópolis com o metro de superfície. Alías eu pergunto: porque Biguaçu não está incluído nesse projeto da beira mar de Barreiros? O que adianta uma beira mar lá se aqui não vai haver ligação? Que mobilidade é essa?
Foto: Metrô de superfície: esse transporte coletivo tem que estar planejados na nova beira-mar. (Foto reprodução)
Papel do Jorginho Mello
O governador de Santa Catarina Jorginho Mello tem um desafio: unir as cidades da grande Florianópolis para um projeto macro de mobilidade urbana. Fomentar a criação do transporte marítimo, metrô de superfície e até mesmo as torres com bondinho. Buscar de forma radical uma parceria público privada para acabar de uma vez por todas com a IMOBILIDADE urbana existente nos municípios em torno da capital do estado. É só querer. Até porque muitos projetos tem investimento público ZERO. Se Jorginho fizer isso, nada de Tarcísio e Zema, governadores de São Paulo e Minas Gerais respectivamente, como sucessores de Jair Bolsonaro. Mello tornar-se-á o candidato do ex-presidente (que hoje está inelegível) porque será o político que resolveu a questão da mobilidade urbana de uma capital de estado, problema esse existente em quase todas as capitais dos estados brasileiros. Capacidade e vontade são os atributos que não faltam ao nosso governador. Quem sabe está aí a grande bandeira de Jorginho para se projetar a nível nacional.
Foto: Jorginho Mello: tem o grande desafio de resolver o problema da IMOBILIDADE urbana da grande Florianópolis (Foto Divulgação)
Braz vereador em Florianópolis
O ex-vereador de Biguaçu, José Braz da Silveira será candidato a vereador em Florianópolis ano que vêm. O advogado já vem trabalhando realizando reuniões e fortalecendo seu nome para o novo projeto. Quem dúvida que Braz possa ter êxito é doido. O homem já se elegeu em Biguaçu 4 vezes vereador.
Foto: José Braz da Silveira será candidato a vereador em Florianópolis ano que vêm (Foto Divulgação)