Deputado jornalista
Foto: Essa semana entrevistei no Emfoco Podcast o repórter Sérgio Guimarães que é deputado estadual de primeiro mandato. Guimarães (UB) disse nos bastidores que o seu candidato a prefeito em Palhoça , o ex-vereador Luciano Pereira (PSD) ganhará as eleições majoritárias ano que vem porque existe um sentimento de mudança na cidade. Na foto aparece Sérgio sendo entrevistado por Luciano Pereira em seu Podcast no município de Palhoça. Tudo leva a crer que a esposa do repórter será a vice de Pereira.
Tuta no PSD
O ex-prefeito de Biguaçu, Vilmar Astrogildo Tuta de Souza, está com os pés no PSD. Tuta já foi vereador por vários mandatos e prefeito da cidade por duas gestões e sempre foi filiado ao MDB. Na eleição majoritária passada trabalhou para o correligionário do partido e ajudou eleger o emedebista Salmir Silva como prefeito da cidade.
Agora busca o PSD com a promessa de ser o candidato a prefeito por lá no ano que vêm. No entanto, Tuta está hoje inelegível segundo a justiça eleitoral e conta com o apoio, até de deputados do PSD e uma legião de advogados, para reverter a sua ilegibilidade e conseguir disputar a eleição pra prefeito em 2024. Em suas andanças por Biguaçu Tuta faz questão de dizer que será candidato.
Foto: Tuta vai ao PSD para ser candidato a prefeito por lá (Foto Divulgação)
Estratégia
A estratégia dos que apoiam Tuta é rachar o eleitorado de Salmir e conseguir o apoio da oposição. Recentemente o ex-prefeito foi visto numa padaria da cidade tomando café com a vereadora Salete Cardoso (PL). Não está muito claro como será essa união mas o objetivo é aglutinar PSD, PL e PP contra o MDB de Salmir.
Foto: Possível candidatura de Tuta a prefeito atrapalha a reeleição de Salmir (Foto)
Será que Tuta unirá uma oposição?
Caso lá na frente Tuta se torne elegível e vire efetivamente um candidato a prefeito pelo PSD como ele conseguirá apoio do PP do ex-prefeito Castelo por exemplo? Será que a Salete e o ex-prefeito Ramon Wollinger vão embarcar na canoa do Tuta?
Rachar o governo
Há os que dizem que trazer o Tuta para o PSD, torna-lo elegível e candidato no ano que vêm com certeza fortalecerá a vereadora Salete Cardoso (PL) ou até mesmo o ex-prefeito Ramon Wollinger para uma candidatura a prefeito em 2024. Isso é tudo o que eles querem. Tuta candidato tira voto e enfraquece o atual prefeito de Biguaçu, Salmir Silva (MDB) e isso fará com que as eleições majoritárias caiam no colo de Wollinger e Cardoso. Imaginem uma disputa entre Salmir, Tuta, Salete ou Ramon? Quem se beneficiará?
Eleições em Governador Celso Ramos
Podem anotar. As eleições majoritárias em Governador Celso Ramos no ano que vêm promete ser uma das mais acirradas da história. Não falo em termos de votos mas de debates entre a oposição que será assumida pelo ex-prefeito da cidade, Juliano Duarte (PSB) e pela situação com a reeleição do atual prefeito Marquinho Silva (PSD). Os dois lados, que eram aliados no passado, sabem tudo de um e do outro e estão sedentos para colocar informações do báu para conhecimento público. O conflito político promete. Como diz um articulador político gancheiro: “só não vai ter boi voando na cidade, mas o restante acontecerá de tudo”
Fotos: Marquinho Silva e Juliano Duarte: disputa eleitoral que entrará para a história (Foto Divulgação)
Mais fake news
Na última coluna que escrevi critiquei o fato de os vereadores Fernando Duarte (PP), popular Pissudo e Salete Cardoso (PL) terem feito fake News para deixar os moradores do bairro Santa Catarina contra a Prefeitura de Biguaçu em não dar manutenção numa rua que está interditada pela justiça por se localizar em área de preservação permanente (APP). A dupla criticava a inoperância pública municipal em relação a via escondendo o fato de que o poder público não podia agir devido a um impedimento judicial que se desobedecido geraria multas a municipalidade. Eles queriam, vejam só a irresponsabilidade, que a prefeitura desobedecesse uma ordem judicial. E não é que eles (como essa Salete gosta de circular com esse Pissudo hein?) voltaram a tal rua para criticar a matéria do jornal fazendo outro vídeo estampando em suas redes sociais? Esse colunista pensou que os dois iriam se redimir por causa da mentira contada semanas atrás ou até mesmo conclui, antes da falação deles no vídeo, que o Pissudo emergiria para agradecer publicamente o emprego que a Salete conseguiu pra esposa dele no governo do Estado. Mas pra surpresa minha nenhuma coisa nem outra aconteceu. Os dois continuaram a pregar a fake News. Fazer o que né?
Foto: Dupla continua a fazer fake news (Foto Reprodução)
Parabéns pelo georreferenciamento
512 pequenos agricultores de Biguaçu receberam georreferenciamento para legalizar suas propriedades rurais. Trata-se do projeto Terra Legal do governo do estado, que segundo o prefeito de Biguaçu, Salmir Silva, trouxe dignidade as famílias do campo que agora poderão dar entrada na documentação para que possa ter a matrícula das terras e a escritura pública de suas propriedades rurais. O governo do estado e a prefeitura municipal estão de parabéns.
Foto: Produtor rural no centro da foto com autoridades municipais e estaduais (Foto PMB)
Moção de Aplausos
Chama a atenção o número de moção de aplausos nas sessões da câmara municipal de Biguaçu. Receber aplausos dos representantes do povo é elogiável, mas não estão exagerando? Não tem coisa mais importante pra fazer do que distribuir aplausos pra tanta gente?
Efetivos
Em cargos públicos de prefeitura é importantíssimo a figura dos profissionais efetivos. Eles entram através de concursos e não são trocados quando se muda o prefeito. Mas uma coisa tem que ser dita: quando alguns deles resolvem não trabalhar é pra acabar. Birram e só atrapalham. Quando se pede um serviço pra eles que faz com que eles devam tirar a bunda da cadeira na sala com ar condicionado dá-lhe hostilidade. Demoram uma eternidade pra resolver algo simples e esnobam que nada pode acontecer porque são efetivos. Na iniciativa privada não durariam uma semana mas no Brasil varonil deitam e rolam avalizados na estabilidade do emprego.
Diferencial
Entrevistei na semana retrasada no Em Foco Podcast o contador John Kennedy Lara da Costa que preside o Rotary Club e S.R. 17 de Maio de Biguaçu. Da Costa tem muitas boas ideias para cidade e Biguaçu perdeu muito em não elegê-lo nas eleições municipais de 2020. John não seria daqueles vereadores inúteis que só ficam dissipando fake News e fazendo projetos para dar nome de ruas no município.
Paella do Décio
Depois de inúmeros pedidos a Paella vai sair. Será em fevereiro de 2024 antes do carnaval lá na praia de São Miguel em Biguaçu. O evento promete. É só aguardar.