Coluna Dino Montez: Educação tem novo secretário na capital

                    EDUCAÇÃO TEM NOVO SECRETÁRIO NA CAPITAL

A professora e servidora da Prefeitura de Florianópolis Fabrícia Luiz Souza, deixou o cargo de Secretária da Educação na capital na última semana. O prefeito Topázio Neto já escolheu o novo substituto para a pasta. Eduardo Gutierrez, que já ocupava cargo na esfera municipal vai ocupar a vaga deixada pela professora Fabrícia e já está trabalhando na função. O nome de Eduardo, bem visto e aprovado na área da educação, já foi publicado no Diário Oficial do município. Aliás, vai ter muitas novidades na composição do secretariado municipal e nas subsecretarias com a sápida de vários de seus titulares que concorrem nas eleições deste ano. Topázio já tem os nomes dos novos titulares e que devem assumir as pastas nas próximas horas.

                             ELON MUSK X ALEXANDRE

A notícia da última semana sobre o embate virtual de Elon Musk e Alexandre Moraes continua. Desde que o bilionário publicou críticas ao ministro utilizando a rede X (antigo Twitter) alegando censura do juiz do STF em vários usuários, não se fala em outra coisa. Multa, nome dentro de um inquérito e até mesmo a suspensão da plataforma, foram assuntos das rodas de conversa em Brasília. Não quero me alongar nesse assunto, afinal, é briga de “ peixe grande”. Outra coisa: Muitos não sabem, mas Elon Musk, já esteve pela capital catarinense. Foi aqui, num restaurante da Lagoa da Conceição, alguns anos atrás, que o visionário dos negócios teve a brilhante ideia de levar pessoas em uma espaçonave até a lua. A testemunha do fato, ainda viva, foi um garçom que guarda a sete chaves o rascunho de como o tal projeto iria funcionar.

                                    INTERNAÇÃO INVOLUNTÁRIA NA CAPITAL

Dois casos de internação involuntária, projeto de lei municipal e aprovado pela Câmara, tem dado resultado positivo na ajuda e internação de pessoas dependentes de drogas e do álcool que circulavam pelas ruas da capital. Nesses casos, com ajuda social, aceitaram serem internados para tratamento. Que bom. Não é um trabalho fácil, há dificuldades no convencimento, na primeira abordagem, no convencimento de que o tratamento pode ajudar e na vontade própria do usuário em querer sair das ruas e recomeçar uma nova vida.

                                  BALNEÁRIO CAMBORIPU SOB MIRA DA JUSTIÇA

Se, por aqui, me refiro na capital catarinense, esse trabalho de internação está começando a dar resultado, por outro lado, sob força de segurança da Guarda Municipal, moradores de rua estão reclamando desse tipo de tratamento na cidade de Balneário Camboriú. Caso chegou até o Supremo Tribunal Federal que pediu ao Procurador Geral da República manifestação. A reclamação por lá é de que moradores, aqueles que precisam de ajuda e são dependentes, são detidos por meio truculento e expulsos da cidade ou transferidos sob ameaça para o Instituto Redenção em Biguaçu, que trabalha na recuperação de dependentes. Por que aqui está dando certo a internação involuntária e na pequena cidade do litoral norte ainda não? Estranho, né?

                                                         JOSÉ KOCK

O empresário e CEO do Grupo Koch tem muito que comemorar. Empreendedor do ramo supermercadista, José Koch, de família de agricultores, junto com seus irmãos, todos de Antônio Carlos, foi destaque nacional. Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) classificou o Grupo Koch referência do setor e a 10a maior rede supermercadista do Brasil e a primeira de Santa Catarina. José Koch e seus irmãos estão de parabéns. São 65 supermercados espalhados por Santa Catarina e gerando milhares de empregos.


WhatsApp