POPULAÇÃO CRESCE E NÚMERO DE POLICIAIS DIMINUI EM SC
A coluna já fala desse assunto há anos, cobra aumento de efetivo desde 1995, escreve sobre o assunto nesse jornal desde 1998 e, novamente, volto a saber de alguém, da cúpula, do Papa, sei lá quem for: quando vai aumentar o efetivo da PM e da Polícia Civil? A Média de policiais militares em SC é a menor do país, segundo estudo que apontou a média, no país, que são dois PMs para mil habitantes. Em nosso estado, o estudo verificou que por aqui tem a menor proporção de PMs em relação à quantidade de habitantes, 1,3 policiais para cada 1.000 pessoas. Santa Catarina, com uma população de 8.058.441 de habitantes em 2024, segundo a pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com apenas 9 mil homens na PM? Uma vergonha! Há, a polícia civil também precisa contratar mais policiais.
CASA DO GOVERNADOR DE SC
Pavan foi o único que teve a ideia de deixar a residência oficial e transformá-la num museu ou centro cultural. Ele governou Santa Catarina no período de 25 de março de 2010 até 31 de dezembro de 2010. Inaugurado, em 1955, o Palácio da Agronômica serve de residência e local de trabalho dos governadores e o único governador que não morou na Agronômica foi Celso Ramos, muito rico na época de seu governo, preferindo trabalhar de casa. Hoje aquela residência oficial, ao lado do antigo Abrigo de Menores, vale pelo mercado imobiliário, mais de R$ 100 milhões, por baixo, pela localização na região da Avenida Beira-Mar Norte. Quantos servidores e os gastos para se manter a casa funcionando? Em 2017, em torno de R$ 1,1 milhão mensal.
FLORIPA DÁ O PONTA PÉ INICIAL DO NATAL 2024
Semana terminando e a Prefeitura de Florianópolis, sob a batuta do prefeito Topázio Neto, vindo direto de Barcelona (onde Floripa foi premiada) e da Camerata, abriram o natal de 2024, num grande evento, na Catedral Metropolitana. Desfile de Natal na Beira-Mar-Norte, Cortejo de Natal na Beira-Mar-Continental, show de luzes e corais no Palácio Cruz e Souza e um extenso roteiro do Natal nos Bairros em toda Ilha e Continente. I
INVASÕES EM ÁREA PÚBLICA NA SERRINHA
O desordenamento urbano, a favelização constante, tem preocupado os moradores mais antigos, os tratados “manezinhos” criados e de famílias tradicionais do maciço do Morro da Cruz, preocupados com as invasões em áreas do Morro da Serrinha, na Carvoeira. Mesmo com uma fiscalização até considerada rigorosa, dentro da lei, com fiscais da prefeitura que visitam periodicamente todo a região, ainda se vê famílias chegando, demarcando terreno, construindo barracos na “maior cara de pau” e diante de uma área de preservação permanente. MP-SC fez vista grossa nisso? Não, né! Acompanho esse crescimento desordenado desde 1998, mesmo assim, ainda invadem.
LARISSA AMORIM
Nascida em Florianópolis, mas estabelecida profissionalmente em Palhoça, onde mantém uma clínica de reconstrução capilar, a bela Larissa Amorim, é uma profissional que vem se destacando na área da estética capilar há 3 anos, como estetacomestóloga, formada pela Unisul. Larissa, atualmente atendendo na Pedra Branca, também passa seus conhecimentos através de cursos e procedimentos para quem está iniciando nessa área. Pensa em uma mulher batalhadora e que já pensa nos projetos para 2025. “Olhos de Águia e Asas para Voar”, assim a coluna define essa que batalhou e conseguiu chegar em seus objetivos.