Biguaçu: Em Foco Podcast entrevista a empresária Márcia Walter Nascimento

Proprietária da Belar Construções e da Belar Casa e Construção fala sobre sua trajetória na construção civil.

Técnica em edificações e graduada em engenharia civil, a empresária iniciou no ramo da construção civil ainda muito jovem, aos 15 anos. (Foto: Divulgação)

A entrevista da semana do Em Foco Podcast é com a idealizadora da Abelar Casa Construção, Márcia Walter Nascimento. Técnica em edificações e graduada em engenharia civil, a empresária, que é natural de Anitápolis, iniciou no ramo da construção civil ainda muito jovem, aos 15 anos. Passou pela Cyrela, Dimas Construções e, atualmente, tem seu próprio negócio.
“Sou filha de agricultores e comecei no ramo de construção civil no material de construção civil na minha cidade. Trabalho desde os 12 anos, quando quis colocar aparelho nos dentes, mas meus pais não tinham condições. Foi então, que decidi arranjar o primeiro emprego. Depois, aos 15 anos, fui trabalhar no material de construção da cidade e lá fazia de tudo um pouquinho”, explica ela.
Márcia conta ainda que os pais, de origem humilde, sempre a ensinaram a estudar para poder crescer na vida. Com o incentivo da irmã e da mãe, após o falecimento do pai, ela ingressou no Ifsc, em Florianópolis. 
“Eu vinha todo dia. Trabalhava no material de construção das 7h às 15h30. Depois embarcava no ônibus e ia para Florianópolis. Descia na ponte e ia caminhando até a Mauro Ramos. Eu chegava em casa uma da manhã”, lembra.
Depois de um ano, decidiu que iria se mudar de vez para Florianópolis, para continuar os estudos e ampliar as possibilidades de trabalho. Foi aí que ela começou a trabalhar na Cyrela que, na época, era a maior construtora da América Latina. 
Depois dessa experiência na construção, Márcia decidiu fazer um curso de engenharia civil, mas sem tempo e nem dinheiro para se dedicar exclusivamente aos estudos, fez um curso técnico e com o dinheiro que ganhava como técnica em edificações, começou a pagar uma faculdade. Ao final do curso, já estava contratada pela Dimas Construções.
“Lá eu fazia a parte de finalização para entregar os apartamentos que é uma parte em que o profissional recebe um pouco mais de pressão, porque a obra está terminando e você tem prazo para cumprir com a qualidade que você quer entregar para o seu cliente”, explica. 
Sobre seu início como empresária, Márcia explica que foi estruturado seu negócio aos poucos. Hoje, ela está à frente da Belar Construções e da Belar Casa e Construção, que realiza reformas de alto padrão.
“Na maioria das vezes, a gente entra no apartamento pega o projeto todo,  senta com arquiteto, estuda junto as soluções, escuta o arquiteto também para ver qual é a ideia dele por trás daquilo, porque antes da gente, o arquiteto já está, no mínimo, há cinco seis meses com o cliente. Então, o arquiteto entende muito bem o que tá acontecendo ali”, detalha ela, que explica também que a empresa realiza todos os serviços de forma que o cliente tenha o menor trabalho possível.


WhatsApp