São José: Adeliana Dal Pont faz campanha olhando para o futuro do município

Obras e projetos foram elencados com o objetivo de preparar a cidade para as próximas décadas.

(Foto: Divulgação)

Olhando para o futuro de São José. É desta forma que Adeliana Dal Pont vem encarando a campanha eleitoral que vai eleger o novo prefeito do município no próximo dia 6 de outubro. Com a experiência acumulada em duas gestões na cidade, Adeliana fez seu novo Plano de Governo pensando em São José para os próximos anos, junto com seu candidato a vice Thiago Ramos, que traz a representação da juventude. São obras e ações para preparar a cidade para crescer e se desenvolver mantendo a qualidade de vida da população.

 

Durante seu primeiro mandato, Adeliana se dedicou a recuperar o município na questão financeira e de infraestrutura. Quando assumiu, em 2013, São José estava há 10 anos sem abrir um novo serviço de Saúde e na Educação a situação em muitas escolas e creches era precária. Para atender a demanda, Adeliana abriu 12 serviços de saúde, entre elas a UPA 24 Horas da Forquilhinha, e construiu 18 unidades de ensino, sendo 17 CEIs e uma escola de ensino fundamental. Também investiu na construção de praças, parques, na revitalização da Beira-Mar de São José, do Centro Histórico e do Teatro Adolpho Mello, entre muitas outras obras.

 

Ao fim do seu governo, Adeliana tinha a expectativa de que este trabalho teria continuidade, o que não aconteceu e a cidade ficou estagnada. Agora, a candidata liberal tem a convicção de que é preciso olhar adiante e preparar São José para o futuro. De acordo com ela, a prioridade será restabelecer o sistema básico de Saúde, para garantir à população acesso a consultas, insumos e remédios. “Vamos construir a UPA em Areias para atender a população que mora na região Norte da cidade. Nos últimos anos, o número de habitante de São José cresceu e somente a UPA Forquilhinha já não é mais suficiente para atender toda a demanda. Nossa ideia é dividir a população e, com isso, ter um atendimento mais ágil e com mais qualidade nas duas UPAs”, explica Adeliana.

 

Para dar sequência à reorganização do sistema, também está prevista a construção de quatro novas Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas comunidades da Praia Comprida, Flor de Nápoles, Loteamento Renata (Serraria) e Procasa, além da reforma e ampliação das UBSs Fazenda Santo Antônio, Ipiranga, Luar, Areias e Sertão do Maruim. Com o objetivo de facilitar o agendamento de consultas e evitar que as pessoas precisem ir de madrugada para fila, Adeliana vai implantar um sistema de marcação por whattsapp. Outra ação neste sentido será a ampliação da oferta de exames laboratoriais e de imagem, como raio-X, ultrassom e ressonância magnética.

 

Ainda na Saúde, Adeliana tem a proposta de implantar o Centro de Atenção, Estimulação e Reabilitação a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A intenção é oferecer atendimento sem limite de idade e também às famílias. “Essa é uma pauta que tem me motivado muito. Temos que ter um atendimento ampliado, porque hoje está limitado até os seis anos de idade”, assinala. Além disso, as unidades de saúde passarão a contar com equipe para fazer o diagnóstico e laudo das pessoas com TEA para facilitar o encaminhamento das famílias.

 

Na Educação, Adeliana tem como objetivo construir 13 novos Centros de Educação Infantil - Areias, Ceniro Martins, Centro Histórico, Colônia Santana, Flor de Nápoles, Ipiranga, José Nitro, Los Angeles, Loteamento Renata, Ponta de Baixo, Sertão do Maruim, Procasa e Santos Saraiva. Além de aumentar o número de vagas em período integral na Educação Infantil. Também serão construídas quatro novas escolas, para atender às comunidades do Ceniro Martins, José Nitro, Potecas e Santos Saraiva. E o Centro Universitário de São José (USJ) vai voltar. “O USJ é uma estrutura importante para a cidade e nunca poderia ter sido fechado. O Centro Universitário vai contribuir para a formação de mão de obra o município, garantindo oportunidade para aqueles que querem cursar o ensino superior”.

 

Junto à área de formação e inovação, Adeliana vai implantar o Centro de Inovação e Empreendedorismo (CIEM), para promover o empreendedorismo e a formalização das empresas de forma rápida e desburocratizada. E também criar programa “Inova Jovem” de Incentivo à Inovação, oferecendo apoio financeiro e de taxas para jovens empreendedores (entre 18 e 29 anos) que iniciarem empresas com caráter inovador. Outra iniciativa será a Casa da Mulher Empreendedora, para dar suportes às mulheres que querem empreender.

 

Para olhar para o futuro é fundamental olhar também para a mobilidade. Por isso, Adeliana já se comprometeu com a construção da Beira-Mar de Barreiros, uma obra fundamental para garantir mais uma opção de acesso à BR 101 e à Capital, além de desafogar a Avenida Leoberto Leal. Com quase 4 quilômetros, a avenida ligará Barreiros, na divisa com o município de Florianópolis, até o bairro e Jardim Santiago, na foz do Rio Três Henriques.

 

Ainda falando em mobilidade, é fundamental repensar o transporte coletivo. Apesar da cidade ter crescido, hoje São José tem menos linhas de ônibus e horários do que tinha durante o governo Adeliana. Diversas linhas foram cortadas durante a pandemia e nunca foram retomadas. Por isso, a proposta é ter mais linhas, mais horários e novos itinerários que atendam ao crescimento dos bairros e da população. “Vamos criar linhas curtas dentro da cidade, principalmente em direção às regiões comerciais e de serviços. Melhorando o transporte coletivo, melhoramos também a mobilidade”, destaca. Em parceria com o governador Jorginho Mello, Adeliana quer avançar no projeto do transporte integrado na região metropolitana, e também construir uma Rodoviária em São José.

 

No Plano de Governo de Adeliana consta também a criação da Secretaria de Proteção e Defesa dos Animais, que vai centralizar as ações da causa animal. A ideia é descentralizar os serviços municipais por meio de clínicas credenciadas, fornecer insumos e medicamentos para animais resgatados e ofertar consultas veterinárias para os animais acolhidos pelas protetoras de São José.

 

 

 


WhatsApp