Palhoça: Escola Livre de Teatro organiza mostra com espetáculos gratuitos

Primeiras apresentações do curso de formação básica acontecem nesta quarta (23), às 19h, no Centro Cultural Laudelino Weiss.

A mostra teatral conta com espetáculos para as turmas de Teatro Básico e de Teatro Avançado. (Foto: Divulgação)

Alunos e alunas da Escola Livre de Teatro, oferecida pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), vão mostrar o que aprenderam nas aulas em apresentações programadas para os meses de outubro e novembro.

 

A mostra teatral conta com espetáculos para as turmas de Teatro Básico e de Teatro Avançado.

 

Na formação básica, a turma juvenil apresentará o espetáculo “A Menina e o Fantasma”, nesta quarta-feira (23), a partir das 19h, no Centro Cultural Laudelino Weiss (no prédio do antigo Paço Municipal, ao lado da Igreja Matriz). A entrada é gratuita.

 

Inspirado no clássico “Pluft, o Fantasminha”, de Maria Clara Machado, “A Menina e o Fantasma” conta a história de Pluft, um fantasminha que tem medo de gente. Mas ele terá que superar seu medo para libertar Maribel, uma "gente viva" que foi sequestrada por uma pirata cheia de fake news.

 

Também nesta quarta (23), a turma adulta apresentará uma performance chamada “A Pessoa Que Chama Tereza”, inspirada num conto de Ítalo Calvino. “Não vamos oferecer mais detalhes para não estragar a surpresa, mas garanto que o público vai se surpreender com a performance”, projeta o diretor de teatro Takashi Severo, organizador do curso.

 

E em novembro, será a vez da turma avançada apresentar “Rodriguianas”, uma adaptação de obras do célebre dramaturgo Nelson Rodrigues.

 

“Convidamos a comunidade a prestigiar as apresentações e a conferir de perto o desempenho dos alunos, que tiveram um crescimento fantástico ao longo do trabalho e estão prontos para mostrar o que aprenderam”, convida o secretário executivo de Cultura de Palhoça, Caio Dorigoni.

 

 

Mais sobre o curso

 

A Escola Livre de Teatro oferece aulas gratuitas para adultos e jovens a partir dos 14 anos de idade. São aulas teatrais, que desenvolvem a criatividade, a espontaneidade e o trabalho coletivo.

 

O curso é indicado para quem quer trabalhar a timidez, para questões terapêuticas e para quem deseja experimentar uma opção cultural. Também é indicado para quem tem a intenção de se tornar um artista dos palcos, já que conta, também, com um curso profissionalizante nas áreas de montagem teatral e de cinema.

 

“O Centro Cultural Laudelino Weiss tem sido palco de inúmeros projetos, com diferentes abordagens, que demonstram a amplitude do espectro das expressões culturais palhocenses, e o teatro é um pilar histórico da nossa cultura”, avalia o presidente da fundação, Jeferson Ramos Batista.


WhatsApp