Florianópolis: Prefeitura planeja encerrar projeto reconhecido pela limpeza urbana da cidade

Aplicativo emprega mais de seiscentas pessoas.

Florianópolis é a primeira capital do país a usar a plataforma. (Foto: Divulgação)

Desde que foi implantado, em 2022, o projeto “Ama - Agentes do meio ambiente” já realizou mais de 226 mil execuções pela cidade. O serviço variam desde a limpeza de ruas, desentupimento de bocas de lobo, até hortas comunitárias e o registro de focos de dengue em carros abandonados.

O serviço é realizado por aproximadamente 600 agentes comunitários, moradores dos bairros, que ficam responsáveis por cuidar de uma determinada área. Com a ajuda de um aplicativo, esses zeladores ambientais atuam especialmente em áreas onde o serviço tradicional de coleta e limpeza pública enfrenta dificuldade para chegar.

Florianópolis é a primeira capital do país a usar a plataforma que foi desenvolvida por uma startup de Curitiba. A ideia rendeu aos criadores do aplicativo o título de primeira do Brasil a vencer desafio global do SXSW, uma das maiores competições de inovação do mundo. 

Contrariando as expectativas mundiais de uso da tecnologia nos serviços públicos, as prefeitura municipal pretende ignorar o sucesso da iniciativa, aprovada pelos moradores, e estuda encerrar a parceria, devolvendo a tarefa ao tradicional e problématico modelo de limpeza urbana. 

Acontece que a rede social, voltada para soluções ambientais em microrregiões urbanas, escolheu Florianópolis para implementar a ideia justamente pela dificuldade que esses serviços tradicionais de limpeza pública enfrentam para chegar em locais específicos da cidade.


WhatsApp