Estado: Turismo de aventura cresce em Santa Catarina durante temporada de inverno

Centro de esportes radicais de Imbituba atrai visitantes de todo o Brasil.

Com uma geografia diversificada que abrange serras, vales, rios e um litoral extenso, oferece inmeras opes para os amantes da adrenalina e do contato direto com a natureza em todas as regies. (Foto: Divulgao)

Com a chegada do inverno, Santa Catarina reafirma seu status como um dos principais destinos para turismo de aventura no Brasil. Com uma geografia diversificada que abrange serras, vales, rios e um litoral extenso, oferece inúmeras opções para os amantes da adrenalina e do contato direto com a natureza em todas as regiões.

 

A cada ano, a modalidade tem atraído cada vez mais visitantes, com atividades que vão desde trilhas e escaladas, até esportes aquáticos e paraquedismo. Dados da Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina, apontam que o número de turistas que buscam aventuras ao ar livre aumentou em 20% nos últimos cinco anos, refletindo o crescimento considerável do setor. Além disso, o poder público e a iniciativa privada vem investindo continuamente em segurança e infraestrutura para suportar o crescimento do setor para além do verão, garantindo uma rede de hospedagem que abrange desde campings e pousadas rústicas até hotéis de luxo, guias turísticos certificados e empresas especializadas que oferecem suporte profissional, garantindo que as atividades sejam realizadas com segurança e responsabilidade.

 

O turismo de aventura em Santa Catarina não só atrai visitantes, mas também impulsiona a economia local. Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina - Fecomércio/SC, o setor gerou cerca de R$1,2 bilhão em 2023, representando um crescimento de 18% em comparação ao ano anterior. Impacto que é visto em várias frentes, desde a criação de empregos até o aumento do consumo de produtos e serviços locais.


 

Esportes Radicais em Imbituba 

 

Uma das atividades de destaque no setor é a prática de paraquedismo em Imbituba. Com recém completados 9 anos de história, a SkyZimba Paraquedismo é um dos destinos mais procurados por turistas de todo o país. O que nos anos iniciais era apenas uma escola de paraquedismo, hoje é um centro de esportes radicais com diversas opções de atividades para todas as idades e níveis de adrenalina. "A SkyZimba é, hoje, a concretização de um sonho. Queríamos construir uma escola que fosse referência nacional em qualidade. Hoje somos a segunda maior escola de paraquedismo do Sul do Brasil", celebra Jonas Pinheiro, sócio-fundador da empresa.

 

"Nós mexemos com a cidade, acrescentamos muito valor ao turismo da nossa região, que agora oferece muito mais do que lifestyle de praia e surfe, nos meses de verão. Tivemos um crescimento exponencial nos últimos anos e estamos colaborando para que Imbituba atraia turistas o ano todo. E durante o inverno, as condições climáticas são particularmente favoráveis para o paraquedismo, com dias de céu claro e temperaturas amenas que proporcionam uma visibilidade perfeita das praias, dunas e da vegetação exuberante da região", conta Jonas Pinheiro.

 

O profissionalismo do Centro de Esportes é notável quando o assunto é a segurança dos saltos. Jonas Pinheiro ressalta que todos os instrutores são qualificados e seguem rigorosos padrões internacionais de segurança. "Antes do salto, os participantes passam por um treinamento detalhado e recebem todo o equipamento necessário, incluindo paraquedas de última geração e sistemas de reserva. Nossa prioridade é garantir uma experiência segura e inesquecível para todos os nossos clientes. Trabalhamos com o que há de mais moderno em termos de equipamento e treinamento, para que cada salto seja realizado com a máxima segurança", conclui.

 

Cable park

Muito além de paraquedismo, a SkyZimba também oferece o Cable Park, um lago artificial de 150 metros voltado para a prática de modalidades aquáticas em ambiente controlado, tanto para pessoas de todas as idades que desejam começar um novo esporte radical em segurança, quanto para atletas em nível avançado treinarem e testarem manobras. O local é apropriado para a Wakeboard, Wakeskate, Kitesurfe e outros esportes que usam pranchas, com obstáculos para manobras.


 

Sobre a SkyZimba 

A SkyZimba Paraquedismo é uma empresa referência em paraquedismo e esportes radicais, localizada em Imbituba, Santa Catarina. Fundada em 2015, nasceu do sonho de três amigos apaixonados pelo esporte e pela vida ao ar livre. Com a missão de proporcionar experiências únicas e seguras para paraquedistas de todos os níveis, a SkyZimba é hoje o segundo principal centro de paraquedismo do país e um dos principais destinos de turismo de aventura no sul do Brasil. 

 

O complexo de esportes oferece uma experiência completa e segura, e conta com equipamentos de última geração, além de uma equipe de instrutores altamente qualificados, garantindo que cada salto seja uma aventura inesquecível. Todos os instrutores passam por rigorosos treinamentos e seguem padrões internacionais de segurança. Os equipamentos utilizados são de alta qualidade e passam por manutenções regulares para garantir a máxima segurança aos aventureiros. Antes de cada salto, os participantes recebem instruções detalhadas e todo o suporte necessário para uma experiência segura e tranquila.

 


WhatsApp