Estado: Filhas de Eva encerram programação do festival de cinema Lanterna Mágica com música brasileira e clima de carnaval

A fanfarra formada por mais de 40 mulheres e pessoas não-binárias traz no repertório toda a alegria dos ritmos brasileiros para a Freguesia do Ribeirão, no último domingo do mês.

Filhas de Eva no Jardim das Delícias no Carnaval 2023. (Foto: Paula Carpi.)

O último dia do Festival Lanterna Mágica de Cinema terá muita música, brasilidade e alegria pelas Filhas de Eva no Jardim das Delícias. O grupo musical formado por mais de 40 instrumentistas de sopros e percussões, levará sua performance para o encerramento do evento, no dia 26 de novembro, domingo, às 17h, no Ribeirão da Ilha. Nesta segunda edição do festival, o tema será Trabalhadoras e a programação, totalmente gratuita, valorizará a produção de cinema feita por mulheres. Haverá ainda uma programação paralela com atividades culturais que vão além do cinema, de 23 a 26/11.

"O tema da equidade nas mais diversas áreas da cultura ainda está longe de ser superado. Ainda temos line-ups de festivais de música e programações de festivais de cinema apenas com nomes de homens. Por outro lado, temos e sempre tivemos mulheres incríveis produzindo arte, compondo, regendo, dirigindo filmes. Poder estar neste festival é poder celebrar nossa potência, com todo brilho, balanço, purpurina e boca no trombone", comenta Eva Figueiredo, matriarca da fanfarra que se formou em janeiro deste ano.

O grupo traz no repertório compositoras mulheres e homenageia intérpretes da música brasileira como Gal Costa e Rita Lee. Além disso, toca marchinhas tradicionais, samba-reggae, axé, funk e ritmos latino-americanos. Eva também realiza a direção musical ao lado de Maria Paz, percussionista chilena e regente das percussões.

Por meio da criatividade e encantamento, Filhas e Filhes de Eva tem o propósito de empoderar e valorizar mulheres e pessoas não-binárias no cenário da música instrumental. Com seus gritos e batuques, sopros e movimentos corporais, convida toda a gente para brincar e performar, ocupando todos os espaços.

 

Festival Lanterna Mágica de Cinema

Criado em 2021, o Coletivo Lanterna Mágica reúne artistas e profissionais da cultura de Florianópolis. As ações são focadas no Ribeirão da Ilha, um bairro distante dos principais equipamentos culturais da cidade. Em 2022, o grupo realizou um Cineclube, com sessões contínuas e gratuitas de cinema com foco para a comunidade do Ribeirão da Ilha e arredores. Aos poucos a programação cresceu e virou um evento maior que traz outras atividades da economia criativa local. No mesmo ano o coletivo realizou  a primeira edição do Festival, com produções catarinenses realizadas por mulheres, e desde então já produziu dois filmes curta metragens.

O 2º Festival Lanterna Mágica de Cinema - Trabalhadoras é um projeto selecionado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, executado com recursos do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

 

Serviço

Cortejo Filhas de Eva no Jardim das Delícias

Evento: Festival Lanterna Mágica de Cinema

Local: Freguesia do Ribeirão da Ilha

Data: 26/11, às 17h

Mais informações: www.instagram.com/filhasefilhesdeeva e

https://www.instagram.com/coletivolanternamagica/

 


WhatsApp