Estado: Em Foco Podcast entrevista o prefeito de Palhoça

Eduardo Frecchia falou sobre seus planos e projetos para a cidade.

Eduardo Frecchia, prefeito de Palhoça (Foto: Divulgação)

O Em Foco Podcast entrevistou o prefeito de Palhoça, Eduardo Frecchia. Antes de se tornar prefeito, Frecchia foi secretário de infraestrutura do município. Ele também é graduado em tecnologia e processos gerenciais e em educação física e possui pós-graduação em gestão empresarial.
Aos 40 anos, casado e pai de dois filhos, Eduardo é natural de Jaguaruna, mas faz questão de dizer que escolheu Palhoça como sua cidade, onde chegou aos 16 anos, para estudar e trabalhar.
Foi em 2005 que ele ingressou oficialmente na vida pública ao assumir um cargo como professor em uma escola municipal. Eduardo só parou de lecionar para assumir a prefeitura de Palhoça. De 2012, recebeu o convite do prefeito da época, Camilo Martins, para assumir uma diretoria e tornou-se secretário adjunto. Só depois tornou-se secretário de infraestrutura, cargo do qual afastou-se para tornar-se candidato à prefeito.
“Meu trabalho foi sempre fazer o máximo que eu podia fazer. Sempre desenvolvi uma função técnica de gestão gerência dos projetos, trabalhando, primeiramente, com a captação de recursos junto ao Governo Federal, Governo do Estado, financiamentos e quando fui ser secretário de planejamento e infraestrutura, passei a ser o braço direito do prefeito Camilo”, explica ele, afirmando que seu caminho até a prefeitura foi natural, já que estava sempre ao lado do prefeito, ajudando a planejar os próximos passos para a cidade. 
Em três anos e meio, tempo que está a frente da prefeitura, Eduardo Frecchia afirma que o crescimento populacional da cidade, provado no último censo, é um desafio para o planejamento da cidade. Um desses desafios é a mobilidade urbana, já uqe a maioria dos bairros estão interligados à BR e não entre eles. Frecchia está buscando mudar este cenário, criando uma ligação entre bairros. 
“Fizeram da BR 101 uma avenida central e não tem como você resolver mobilidade fazendo pavimentação somente. É preciso abrir novas vias e interligar os bairros”, afirma ele, informando que para resolver o problema, estão sendo construídas oito novas avenidas e rotatórias, e dando como exemplo a Avenida das Torres, que inicia no Jardim Eldorado e vai até o Pagani, com pistas duplas, calçadas e ciclovias interligando oito bairros.
Na região, já surgiram novas empresas, novos empregos, fazendo crescer a economia. Este ano, serão inauguradas a Avenida das Universidades, Avenida da terra Bela, no Bela Vista, desviando todo o trânsito da região. Também está sendo construída uma avenida para interligar BR 101 direto, no final do Caminho Novo e Bela Vista, interligando os bairros.
Apesar dos esforços e das oras, Frecchia ainda tem dois grandes problemas na questão da mobilidade, que é a BR 101 e 282, que estão colapsadas por conta do atraso na entrega do Contorno Viário.
Em 2021, sob a administração de Frecchia, foi criado o programa Palhoça Mais Educação, com um investimento de mais de R$ 50 milhões, verba que será usada para construir mais escolas e creches.
“Onde já tinha escola pronta, ampliamos com novas salas de aula. E a longo prazo, vamos construindo novas escolas e novas creches. Hoje, estamos com construção de uma de creche no Bela Vista, na Praia do Sonho, na Praia de Fora e isso fez com que a gente pudesse, já de 2021 até esse momento 2023, ampliar o número de vagas no ensino fundamental em 58%. E no ensino infantil em quase 30%”, afirma.
Além da educação, outra prioridade do governo de Frecchia é a saúde, por isso, ele fez um grande investimento em praças e parques, com parquinho, quadras, academias ao ar livre e pistas de caminhada, para incentivar a prática de esportes. Ele também está empenhado na melhoria dos postos de saúde e na construção de novos, como nos bairros Rio Grande, Aririú da Formiga e Bela Vista. 
O prefeito revelou ainda que foi feita a aquisição do terreno para a construção do hospital municipal, no bairro Nova Palhoça, próximo aos acessos das BRs 101 e 282. O projeto já está em fase de elaboração.
Questionado sobre sua candidatura a reeleição e sua relação com a Câmara Municipal, Eduardo Frecchia afirmou que hoje, trabalha em sincronia com os 17 vereadores, porque briga política não constrói cidade e executivo e legislativo precisam caminhar juntos para discutir e aprovar os projetos.  
“Eu sempre digo que há momentos para tudo. Há momentos para você fazer política e há momentos para fazer gestão. Hoje, o meu momento maior de preocupação é com a cidade, é de fazer gestão, é de dar andamento dos projetos que estão transformando Palhoça”, explica.


WhatsApp