Estado: Em Foco Podcast entrevista John Kennedy Lara da Costa

Ex-secretário do desenvolvimento econômico de Biguaçu fala sobre suas ações e pretensões políticas.

Décio e John Kennedy. (Foto: Divulgação)

O Em Foco Podcast desta semana entrevistou o presidente do Rotary Club de Biguaçu, John Kennedy Lara da Costa.
Filho do ex-prefeito José Eduardo da Costa, o Zezinho, ele, aos 54 anos, é empresário, bacharel em Ciências Contábeis, pós graduado em Gestão Empresarial e também foi presidente do clube 17 de Maio. Ele é conselheiro do Lar dos Idosos, também conhecido como Lar do Seu Doca. 
Já foi presidente da Associação Comercial e Industrial de Biguaçu (Acibig), foi secretário municipal de Desenvolvimento, Secretário municipal da Fazenda e presidente do Conden, Conselho do Desenvolvimento de Biguaçu, além de fazer parte do Conselho Regional de Contabilidade.
Recentemente, John Kennedy promoveu um jantar beneficente no Rotary Club de Biguaçu, instituição que como ele mesmo define, se reuniu com a finalidade de realizar ações filantrópicas no município, para angariar fundos para o clube. Um dos projetos viabilizados através do Rotary é o banco de empréstimo de cadeira de rodas que, hoje, tem cerca de 744 cadeiras emprestadas. Além das cadeiras, a entidade fornece ainda camas e todo o aparato hospitalar que a população venha a precisar e tudo que o clube fornece, desde as cadeiras até alimentos são fruto de doações.
“Hoje, nós estamos em 23 empresários que se colocaram à disposição para ajudar o próximo”, explica ele, que fez questão de mencionar que através do Rotary Club foi possível conseguir os alvarás de funcionamento de algumas casas de idosos do município, além de estarem na busca por melhorar a infraestrutura da cidade com a revitalização e destinação útil para alguns prédios que estão abandonados na cidade. 
Sobre sua entrada na administração pública, John Kenedy lembra que começou como secretário na gestão do prefeito Castelo e, até então, isto nunca havia passado por sua cabeça, até ser convidado para assumir a secretaria de Desenvolvimento Econômico. Durante este tempo, ele executou dois grandes projetos para a prefeitura, um deles é conhecido hoje como Mais Emprego.
“Um dia, eu peguei o jornal e vi um anúncio de emprego e pensei que nem todas as pessoas têm acesso ao jornal em folha. Aí, pensei em criar uma página virtual em que as pessoas tivessem acesso ao link em que os próprios empresários poderiam ofertar as vagas disponíveis.  E onde quem estivesse procurando uma colocação poderia anexar o currículo”, explica ele. 
Outro projeto que foi criado por iniciativa de John Kennedy foi o Programa Domicílio Fiscal, uma ação inovadora no estado desenvolvida com base nas dificuldades que as pessoas tinham para abrir uma empresa com endereço físico.
“Criei aqui em Biguaçu a Casa do Empreendedor, que iria servir como domicílio fiscal para pequenos empresários que não tinham condições para alugar um espaço especialmente para esta finalidade”, conclui, salientando que o projeto serviu de modelo e foi implantado também em outros municípios e que lhe rendeu um prêmio SEBRAE Amigo do Empreendedor.


Durante a entrevista, ele lembrou de seu pai, o ex-prefeito Zezinho e falou sobre a peculiaridade do seu nome, que é igual ao de um ex-presidente dos EUA, de quem o pai era fã, John Kennedy.
Na última eleição, John candidatou-se a vereador, mas não se elegeu. Esta foi sua primeira eleição e ele já ficou como suplente. 
Sempre acompanhando os bastidores da política, houveram boatos que ele J. Kennedy seria candidato a prefeito nas próximas eleições pelo partido da oposição ao atual, Salmir Silva, mas ele negou e revelou vir como candidato a vereador novamente, mas ainda não está com partido definido.
“Sei que eu posso colaborar com Biguaçu, estou preparado para isso. É a minha cidade, a minha terra, tudo que eu tenho está aqui em Biguaçu”, afirma ele, que também é dono da empresa JK Contabilidade, fundada em 1991. 
John Kennedy defendeu também, durante a entrevista, uma interligação, uma maior cooperação entre as cidades da Grande Florianópolis para que a região venha a se desenvolver como um todo, dando como exemplo o projeto da Beira Mar. 
“Biguaçu é belíssima, com uma grande força econômica e faz parte do contexto. Não tem como pensar só nos outros municípios. Nós queremos emendas, nós queremos projetos de beira mar. É inadmissível o prefeito de Florianópolis e São José conversarem sobre beira mar e nem cogitar que ela chegue até Biguaçu”, lamenta ele.

 

Acesse o link e assista a entrevista completa.


WhatsApp