Estado: Ação quer popularizar tomate italiano em Santa Catarina

Com apoio da Câmara Italiana de Comércio, projeto Meu Tomatì oferece degustação e oferta de cardápio com preços promocionais.

Lançado no ano passado, o Projeto Meu Tomatì já contribuiu para o aumento do consumo do alimento no país. (Foto: Divulgação)

Moradores de Florianópolis poderão conhecer o sabor único dos tomates colhidos em terras italianas em ações promovidas pelo projeto Meu Tomatì nas próximas semanas. Os organizadores das iniciativas na capital - a Euroconsult e a Câmara Italiana de Comércio e Indústria de Santa Catarina (CCIESC) - atuam para aumentar a presença da fruta no mercado local e destacar diferenciais como a produção sustentável e a qualidade do alimento. A primeira ação ocorre de 30 de setembro e 05 de outubro no Restaurante Casa Itália. Depois, a parceria para ações de degustação será com o Hippo Supermercados. 

Localizado na Lagoa da Conceição, o Casa Itália vai oferecer três pratos que destacam os tomates italianos com preços especiais. As estrelas dessas opções do cardápio (Spaghetti alla Amatriciana, Tagliatelle fresche di spinaci al sugo di pomodoro e Gnocchi alla Sorrentina) serão tomates cultivados nas regiões da Campania e Puglia, na Itália. Na semana seguinte, de 07 a 11 de outubro, o Hippo Supermercados, no Centro da capital, vai receber uma degustação exclusiva com ingredientes italianos. "O trabalho de apresentar o produto ao consumidor brasileiro é feito de diversas formas. E percebemos que essa ação direta, de proporcionar que as pessoas conheçam o sabor do tomate italiano, dá resultados quase imediatos", diz o presidente da CCIESC, Tullo Cavallazzi Filho. 

Lançado no ano passado, o Projeto Meu Tomatì já contribuiu para o aumento do consumo do alimento no país. A alta nas importações foi de 25% em 2023. A proposta do projeto é da OI Pomodoro Industria Bacino Centro Sud, uma das maiores empresas italianas na produção de conservas de tomate comercializados na Itália e no exterior. No Brasil, o Meu Tomatì faz parte da Campanha de Promoção de Tomates Italianos de Qualidade, uma iniciativa presente em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis. A organização é da Euroconsult, em cooperação com as respectivas Câmaras de Comércio Italianas locais. 

O público em Florianópolis pode experimentar os produtos Meu Tomatì nos seguintes períodos e endereços:

30 de setembro a 05 de outubro: Restaurante Casa Itália - Avenida das Rendeiras, 1468, Lagoa da Conceição.

07 a 11 de outubro: Hippo Supermercados - Rua Almirante Alvim, 555, Centro.


WhatsApp