Coluna do Dino Montes (17-07-2025)

Política de variedades

Foto: Empresário Francisco Viana, natural do Ceará visitou Florianópolis (Foto Divulgação)

                                     FAIXA DE GAZA

Quando falamos “Faixa de Gaza" local de problemas de segurança e vulnerabilidade social, localizada embaixo do viaduto do bairro Monte Cristo, a coluna se refere a um espaço público ocupado desordenadamente por usuários de drogas e até alguns moradores de rua, mas incomodando quem passa diariamente por ali. Depois de anos, muitas reclamações, diversas operações das forças de segurança, o espaço agora é ocupado por guardas de São José e da capital. Apesar de tudo isso, não há planos para manter a Guarda Municipal no local em tempo integral, apenas para combater o tráfico de drogas, limpar a área e oferecer acolhimento às pessoas em situação de rua, segundo o que a coluna apurou essa semana. Que bom!

                                 UFSC NUM ABANDONO GERAL

O que está acontecendo com a “ Cidade Universitária” é uma vergonha. O espaço público, uma das mais importantes na formação de cursos de engenharia do país, por exemplo, virou num completo abandono. Prédios abandonados, pichações por todos os lados, ainda há registro de ocorrências nos arredores da instituição e nada é feito. Qual motivo? Verba existe e das boas que recebe do governo federal. Fui lá apresentar um evento essa semana e me deparei com uma universidade “jogada as traças”, sem melhorias, mas graças ao bom desempenho dentro de salas de aula, mantendo suas disciplinas. O que houve? Alguém pode explicar? Alô reitoria!

                                    AUMENTO DE DEPUTADOS

Projeto aprovado pelo Congresso e enviado ao gestor presidencial do país acabou sendo vetado. A proposta é aumentar de 513 o número de parlamentares, de acordo com dados do último censo, para 531 novos deputados, mas o presidente disse “não”. Veto presidencial já editado e publicado no Diário Oficial. Por outro lado, contrariando os “não obres senadores e deputados”, favoráveis ao projeto, o “ não” presidencial volta ao processo anterior e será aprovado pelo legislativo depois do recesso parlamentar. Com o aumento, SC ganharia mais 4 cadeiras em Brasília.

                                     PONTE COM RECONHECIMENTO FACIAL NA CAPITAL

O governo catarinense promete instalar câmeras de segurança na ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, com reconhecimento facial, como já acontece em alguns países do mundo. A iniciativa, segundo o que apurou a coluna, faz parte do estudo de viabilidade técnica e também conta com essa tecnologia, já utilizada em grandes eventos em SC, como o carnaval. O objetivo é aumentar a vigilância na ponte, coibir práticas criminosas diferentes tipos de ocorrência. Os novos equipamentos devem atuar na detecção de pedestres em áreas proibidas, ajudar na prevenção de tentativas de suicídio e ainda contribuir no combate ao furto de fios elétricos.

                                  FRANCISCO VIANA VISITOU SANTA CATARINA

Acreditando no potencial de nosso estado, e o que Santa Catarina representa no cenário nacional, quem esteve visitando recentemente a capital catarinense, visita rápida, foi o empresário Francisco Viana. Natural do Ceará, mas com empresa instalada em São Paulo e fábrica no interior (Haiflex), Viana veio conhecer Floripa e já começou a colocar seus produtos em solo catarinense, expandindo seus negócios em nosso estado, o que mais cresce em todo Brasil e ganhando repercussão internacional. Francisco Viana, famoso no ramo empresarial no segmento de colchões, foi recebido pelo manezinho Daniel Devensi, e, claro, desfrutou das belezas da ilha, prometendo voltar novamente. Ele e outros que vierem, serão sempre bem-vindos.


WhatsApp