Janeiro
1° Seminário para Elaboração do Plano Municipal de Cultura do município acontece semana que vem
A Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, juntamente com o Conselho Municipal de Cultura, vai promover na próxima quarta-feira, dia 31 de janeiro, o 1° Seminário Participativo para a Elaboração do Plano Municipal de Cultura. O evento também conta com a parceria do SEBRAE de Santa Catarina através do Programa Cidade Empreendedora.
Neste plano cultural o município coleta dados a partir da discussão de ideias, ações, projetos e programas que venham a estruturar as políticas públicas para o desenvolvimento da área cultural do município.
Atendendo às políticas culturais das esferas federal e estadual, o Plano cumpre o papel de traçar as políticas públicas municipais para a área de cultura, cumprindo com as prerrogativas do Sistema Nacional de Cultura (art. 216-A da Constituição Federal), Plano Nacional de Cultura (lei nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010), Sistema Estadual de Cultura e Plano Estadual de Cultura de Santa Catarina (lei nº 17.449, de 10 de janeiro de 2018). Este plano terá validade para os próximos dez anos a partir de sua sanção.
O seminário inédito será realizado no Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, no loteamento Mata Atlântica, com início do credenciamento de participantes às 18h30 e a abertura oficial às 19h. A iniciativa deve reunir representantes da comunidade artística, gestores públicos e interessados na construção de políticas culturais inclusivas.
“Este plano de cultura será histórico, pois será o primeiro a ser construído e tornado Lei Municipal. Nosso objetivo é desenvolver o setor cultural de Tijucas como um todo, por isso contamos com a importante participação de toda a nossa comunidade local para consolidar nossos eventos e iniciativas”, convida a secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva.
Texto: Patrícia Ferreira
Fevereiro
Reunião avalia estratégias de combate à dengue no município
Com o objetivo de discutir medidas preventivas e estratégias de combate à proliferação da dengue em Tijucas, ocorreu nesta quinta-feira (15) uma importante reunião. O encontro, que contou com representantes da Defesa Civil de Santa Catarina e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) regional, concentrou esforços para lidar com a atual situação epidemiológica, que apresenta um estágio mais avançado e grave que nos anos anteriores.
“Nós podemos planejar e pensar em estratégias de combate ao mosquito, mas infelizmente ficamos reféns da comunidade. Sem o apoio individual de cada um os números só tendem a aumentar. Já foram registrados 13.002 casos prováveis de dengue em 175 municípios catarinenses. Os dados mostram um aumento de 654,8% em relação ao mesmo período do ano passado e oito óbitos registrados”, destacou a gerente regional de saúde de Florianópolis, Fabiane Mendes de Melo.
Ainda segundo ela neste ano houve uma antecipação significativa no período de pico da doença. Enquanto tradicionalmente o maior número de casos era registrado em março, este ano, a incidência começou a crescer já em janeiro. Comparativamente, em janeiro de 2023, Tijucas registrou 12 casos positivos de dengue, número que saltou para 250 casos positivos em 2024.
A coordenadora da Vigilância em Saúde de Tijucas, Idarleni Daroci, enfatizou que cerca de 90% dos casos estão concentrados nos quintais das residências, ressaltando a importância da ação localizada. Entre as medidas anunciadas durante a reunião, destaca-se a ampliação do horário de atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Manoel Reis, de Areias, bairro que concentra o maior número de casos na cidade.
O secretário de Saúde de Tijucas, Vilson José Porcincula, enfatizou a importância dessas ações emergenciais para conter a disseminação da doença. “Tivemos um aumento de 300% no número de casos de dengue em Tijucas, antes do período de Carnaval. Por isso estamos organizando uma força tarefa para atendimento na atenção básica, ou seja, nas UBSs, evitando os atendimentos de emergência locais. Tivemos sete internações devido à dengue tipo C, um dos casos evoluiu para D”, destaca o secretário de Saúde Tem.
Campanha "Tijucas contra a Dengue"
Além das medidas práticas, a diretora de comunicação da prefeitura, Karina Peixoto Silva, destacou a campanha "Tijucas contra a dengue", lançada em janeiro para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. A campanha visa mobilizar a população repassando dados sobre a doença.
No plano de ação da Administração Municipal todos os setores estão envolvidos, com destaque para as secretarias de Saúde, Educação, Obras, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Fundação Municipal de Esportes (FME) e Comunicação, além da Defesa Civil municipal, SAMAE, bem como dos Bombeiros e da Polícia Militar.
Sintomas
Os sintomas da doença são: febre alta, dores nas articulações, dores atrás dos olhos e manchas na pele. O atendimento de saúde deve ser procurado para evitar que os casos não se agravem.
Denúncias
Para denunciar focos do mosquito entre em contato com a Vigilância pelo whatsapp, das 8h às 19h, através dos números (48) 3220-0702 ou 3263-4452.
Texto: Patrícia Ferreira
Março
Prefeitura abre novas vagas de estágio remunerado
A Administração Municipal de Tijucas abriu novas vagas de estágio remunerado. Neste momento estão sendo oferecidas oportunidades para alunos dos cursos superiores em Administração e Enfermagem. O valor da bolsa varia entre R$ 1.211,58 (para estudantes que estejam nos primeiros semestres) e R$ 1.514,48 (para estudantes que estejam cursando a segunda metade do curso).
COMO PARTICIPAR
O contrato de estágio na administração municipal é regulamentado por um convênio entre a prefeitura e o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). A instituição é a responsável pela captação dos estudantes nas universidades da região.
Para participar do processo seletivo, os estudantes devem se cadastrar no portal da entidade. Basta acessar o site do CIEE ou clicar diretamente neste link.
O CIEE fará a seleção dos candidatos que se enquadram nos critérios exigidos, bem como, o encaminhamento para as entrevistas, que serão realizadas pela secretaria solicitante. Depois de inscritos no site do CIEE, os candidatos também podem enviar currículo para o Departamento Pessoal da Prefeitura pelo e-mail: rh.marcelo@tijucas.sc.gov.br
Abril
Etapa municipal do Campeonato Catarinense de Futebol Escolar começa no município
Teve início nesta segunda-feira (22) o Campeonato Catarinense de Futebol Escolar - Etapa Municipal, conhecido anteriormente como Projeto Moleque Bom de Bola. A abertura foi realizada no Estádio Sebastião Vieira Peixoto (Tiradentes) com a presença de autoridades, diretores escolares e estudantes/atletas. A competição reúne nove escolas da cidade, que competirão em busca do título e da oportunidade de mostrar seu talento no cenário esportivo local.
"O melhor jogador deste campeonato receberá a oportunidade de jogar pelo time Tiradentes, que sedia o evento, no sub-15. A eleição acontecerá no final da competição. Esperamos que sejam jogos animados e de muito respeito entre os jogadores. Como forma de prevenção temos uma equipe de seguranças para garantir a ordem no local", afimou o superintendente da Fundação Municipal de Esportes de Tijucas (FME), Marinho Adriano.
Além do superintendente da FME, Marinho Adriano, também se pronunciaram a secretária municipal de Educação, Fabrícia Matias e o presidente do Poder Legislativo de Tijucas, vereador Rudnei de Amorim, que saudou a todos desejando sucesso e muita integração entre as escolas.
Pensando em dar mais segurança aos competidores e ao público em geral, a Administração Municipal de Tijucas, por meio da FME e da secretaria de Educação, escalou um equipe de segurança para guardar a entrada do estádio e fazer rondas no local.
Esta edição conta com a participação das seguintes escolas do município: Alexandre Ternes Filho, Santa Terezinha e Walter Vicente Gomes, Escolas Estaduais Olívia Bastos, Cruz e Sousa e Valério Gomes e as particulares Colégio de Aplicação Univali (CAU), Premium e Planeta.
Maio
28ª edição da Feira de Mudas promove conscientização ambiental no município
Está marcada para os dias 4 e 5 de junho, das 7h30 às 17h, a 28ª edição da Feira de Mudas de Árvores Frutíferas e Ornamentais de Tijucas. O evento é realizado anualmente na sede da Associação dos Agropecuaristas de Tijucas, anexa à secretaria municipal de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente. A feira se encerra 05 de junho, quando é celebrado mundialmente o Dia do Meio Ambiente.
"Esta feira é uma tradição que se mostra cada vez mais importante, pois incentiva as pessoas a plantarem, a cultivarem plantas e frutas em suas casas. Não podemos perder este hábito", destaca o prefeito de Tijucas, professor Eloi Mariano Rocha.
O principal objetivo da feira é incentivar a aquisição direta de mudas com os produtores, estimulando assim a comunidade a cultivar suas próprias árvores frutíferas e ornamentais. Isso não apenas contribui para a melhoria do meio ambiente, mas também para a arborização urbana, promovendo um ambiente mais saudável para todos. Além disso, a feira busca conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, oferecendo uma ampla variedade de mudas a preços acessíveis.
"Uma das características marcantes da feira é o compromisso em disponibilizar mudas a preços acessíveis. Entendemos a importância de facilitar o cultivo de árvores a todos os interessados, promovendo assim uma maior conscientização sobre a preservação ambiental e a importância da flora nativa", comentou o secretário de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente de Tijucas, Odirlei Resini.
Confira o preço das plantas comercializadas pela Mondiniplantas aqui.
Para mais informações ligue para (48) 3263-1133.
Texto: Patrícia Ferreira
Julho
Prefeito do município aprova novo estatuto para servidores municipais
Nesta terça-feira (02), o prefeito de Tijucas, Eloi Mariano Rocha, sancionou o novo estatuto do servidor público do município. A medida destaca um esforço da Administração Municipal em modernizar as leis que regem o serviço público. O projeto de lei que partiu do poder executivo, foi encaminhado à Câmara de Vereadores de Tijucas em maio deste ano. A proposta de revisão da lei, datado de 1957, foi aprovada pelos vereadores.
Para o prefeito Eloi Mariano Rocha, essa iniciativa serve não apenas para alinhar a legislação municipal às necessidades atuais, mas também para fortalecer o compromisso da gestão pública com a valorização e o respeito aos servidores municipais. "O novo estatuto incorpora atualizações necessárias para garantir direitos mais claros e adaptados à realidade atual. Com a aprovação do novo estatuto, Tijucas reafirma seu compromisso com o cuidado com aqueles que dedicam seu trabalho ao serviço público", declarou o prefeito Eloi.
Confira o novo Estatuto do Servidor Público aqui
Texto: Patrícia Ferreira
Agosto
MP quer impugnar candidatura de Elmis Mannrich no município
Juliano César
De acordo com informações do colunista Léo Nunes, circula e redes sociais de Tijucas, um requerimento do Ministério Público Eleitoral, assinado pela promotora Maria Fernanda Steffen da Luz Fontes, com o pedido de impugnação da candidatura de Elmis Mannrich (MDB) à prefeitura. O órgão fundamenta que o ex-mandatário teria os direitos políticos suspensos até agosto de 2028 por conta de uma Ação Civil Pública que apura prática de ato doloso de improbidade administrativa. “Por força da condenação, carece o requerente de condições de elegibilidade para se candidatar no pleito eleitoral de 2024”, diz trecho do texto.
CONTESTAÇÃO
O candidato emedebista divulgou um vídeo nas redes sociais para esclarecer o assunto. O ex-prefeito afirma que a manifestação do Ministério Público foi “equivocada” e que tem plena elegibilidade no pleito. “Pessoas de má índole usaram uma manifestação do Ministério Público, que equivocadamente se manifestou pela impugnação da nossa candidatura, baseada numa decisão já transitada e julgada. Esperamos o trânsito e entramos com ação no Tribunal de Justiça, onde tivemos uma decisão favorável. Estamos plenamente aptos a ser candidatos a qualquer cargo eletivo em Santa Catarina, principalmente em Tijucas”, disse.
PAGODE DA PAZ
Léo Nunes apurou que o processo citado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC), investigava discrepâncias na cessão de uso do extinto Pagode da Paz, ainda no período em que Elmis Mannrich administrou o município (2005/2012). Entretanto, a defesa do candidato alegou que “inúmeros vícios legais” foram aplicados durante a ação e ingressou com uma ação rescisória no Tribunal de Justiça.
Outubro
Veja os vereadores eleitos no município
Neste domingo (06) foram eleitos 23 vereadores que vão compor a Câmara Municipal, são eles:
Mauricio Poli (UNIÃO) - 1.028 votos - 4,30%
Zezinho da Associação (PL) - 1.013 votos - 4,24%
Cláudio do Jornal (MDB) - 1.011 votos - 4,23%
Erivelto Danone (PL) - 938 votos - 3,93%
Nadir da Saúde (PSD) - 934 votos - 3,91%
Esaú Bayer (PL) - 881 votos - 3,69%
Júlio César Bucoski (PP) - 832 votos - 3,48%
Renato Laurindo (PL) - 788 votos - 3,30%
Ezequiel de Amorim (PSD) - 784 votos - 3,28%
Flávio Souza do Quiosque-Saúde (MDB) - 595 votos - 2,49%
Lizandra Dadam (NOVO) - 572 votos - 2,40%
Déda Vargas (PP) - 565 votos - 2,37%
Fabiano Goleiro (MDB) - 462 votos - 1,93%
Novembro
Município celebra 60 anos de orquidofilia com a 29ª Exposição de Orquídeas
Tijucas comemora seis décadas de dedicação à orquidofilia com a realização da 29ª Exposição de Orquídeas, evento que também marca a 84ª exposição estadual. Na próxima semana, de 14 a 17 de novembro, o Centro de Eventos Dr. João Bayer Neto, localizado no loteamento Mata Atlântica, sediará o encontro de cultura e natureza, reunindo colecionadores, cultivadores e admiradores das belas flores. A exposição é considerada um dos maiores eventos do tipo na região e promete atrair visitantes de toda a cidade e arredores.
Os participantes terão a oportunidade de conhecer uma vasta variedade de orquídeas, incluindo espécies raras e exóticas, que tornam o evento ainda mais especial. Além de admirar as flores em sua plenitude, os visitantes poderão adquirir exemplares para suas próprias coleções ou como presente para amigos e familiares.
A secretária de Cultura, Juventude e Turismo de Tijucas, Paula Regina da Silva, convida todos a prestigiarem a exposição, destacando a importância do evento não só para o município, mas para os amantes da orquidofilia em geral. "A exposição promete ser um evento único, que reunirá a comunidade de Tijucas e entusiastas em torno dessa paixão compartilhada. A venda de orquídeas durante o evento representa uma excelente oportunidade para adicionar novas variedades ao seu acervo, não perca", enfatiza Paula, convidando o público.
O que é orquidofilia?
É o termo utilizado para designar o estudo, cultivo e a apreciação das orquídeas. Os orquidófilos são pessoas que se dedicam ao cultivo dessas flores, que são conhecidas pela sua beleza e diversidade.
A prática da orquidofilia envolve o cuidado especializado com as plantas, que podem ser exigentes em termos de condições de cultivo, como luz, temperatura, umidade e nutrientes.
Em muitas culturas, as orquídeas são símbolos de beleza, sofisticação e até mesmo de prosperidade, o que torna o cultivo delas um passatempo apreciado por muitas pessoas.
Texto: Patrícia Ferreira