Três semanas depois de ter a prisão preventiva revogada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques entou na campanha eleitoral de São José – cidade em que está seu domicílio eleitoral. Ele anunciou apoio à candidatura à reeleição do prefeito Orvino Coelho de Ávila.
Silvinei Vasques foi preso em agosto de 2023, por suspeita de interferência no processo eleitoral de 2022, quando ocupava o comando da PRF na gestão do então presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado pelo presidente Lula (PT) por uma margem mínima de votos. Segundo investigações da Polícia Federal, a PRF sob comando dele teria direcionado recursos humanos e materiais com o intuito de dificultar o trânsito de eleitores no segundo turno.
Até ser preso por decisão de Alexandre de Moraes, Silvinei Vasques era cotado para concorrer a prefeito de São José pelo PL, com apoio de nomes ligados ao bolsonarismo. Com o ex-diretor na prisão, o governador Jorginho Mello filiou ao PL a ex-prefeita Adeliana Dal Pont, candidata do partido à prefeitura.
“Eu conheço o prefeito Orvino. Além da forma como ele sempre me tratou, com muito respeito, ele foi um parceiro e a Prefeitura de São José sempre foi uma aliada da Polícia Rodoviária Federal e das pautas do Governo Federal durante a gestão do Presidente Bolsonaro”, afirmou Silvinei Vasques.
Apoio de Silvinei Vasques aproxima Orvino de eleitor bolsonarista
Orvino celebrou o apoio, que faz parte da estratégia de disputar com Adeliana de disputar o eleitor de Jair Bolsonaro em São José. O ex-presidente recebeu 55,2% dos votos no primeiro turno na cidade.
“Eu tenho muito orgulho desse apoio. Silvinei é um orgulho da nossa cidade e sofreu uma grande injustiça. Nós, que temos fé, torcemos por esse momento e fico muito feliz que ele esteja junto nessa caminhada. Silvinei é uma das pessoas mais inteligentes e capacitadas e vai nos ajudar a planejar a próxima gestão”, ressaltou o prefeito Orvino.