A Prefeitura de São José e a Fundação Educacional Municipal (Fundesj) iniciam nesta semana novas formações do projeto Inclusão Digital. Cerca de 50 idosos vão aprender sobre as funções básicas do smartphone, segurança digital, plataformas e aplicativos, incluindo geolocalização.
A primeira turma deste ano começa na terça-feira (20), das 8h às 11h, no Centro de Atenção à Terceira Idade (Cati). Já a segunda turma terá aula às quintas-feiras à tarde (das 14h às 17h), com início no dia 22. Outras duas turmas já estão agendadas para abril. Cada turma participará de seis encontros, realizados semanalmente.
A superintendente da Fundesj, Maria Helena Krüger, ressalta a importância desses ensinamentos para acesso a serviços e também para a interação social. “Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital. Então, é importante oportunizar capacitação para que as pessoas utilizem essas ferramentas de forma eficaz e segura. Para os idosos, em especial, a inclusão digital pode impactar na qualidade de vida e integração social. Ao dominar o uso dessa tecnologia, eles podem manter contato com familiares e acessar informações úteis, como notícias e serviços”, frisou.
O projeto Inclusão Digital para Pessoas Idosas integra o Plano de Governo do Município de São José para redução das desigualdades sociais e promoção da inovação e inclusão para a sociedade digital.
Sobre o projeto
O projeto Inclusão Digital iniciou, em 2022, como piloto para aplicação e validação da metodologia de aprendizagem, em oficinas presenciais e certificação dos participantes.
O sucesso foi tanto que em 2023 o programa foi ampliado para todas as faixas etárias e mais bairros. Para este ano, foi aberto um novo edital para inscrição dos interessados. Além do Cati, o projeto conta em 2024 com a parceria do Banco do Brasil e da Estácio de Santa Catarina.