A dislexia é um transtorno de aprendizagem que impacta diretamente na capacidade do cérebro em realizar as conexões entre sons e símbolos. O comportamento de um estudante com dislexia é marcado por uma lentidão no processo de aprendizagem, dificuldades de concentração, palavras escritas de forra irregular e outras situações semelhantes.
Para debater o assunto e as dificuldades de aprendizado aconteceu entre os dias 05 e 06 de outubro, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Seminário Estadual “Dificuldades de Aprendizado e Dislexia”.
A Prefeitura de Palhoça, por meio dos profissionais do ensino fundamental da Secretaria de Educação, participou do evento cujos objetivos centrais eram discutir políticas públicas de inclusão escolar, fomentar informações sobre o diagnóstico, patologias correlatas, bem como de propostas didáticas e pedagógicas para o atendimento dos/as estudantes com dificuldades de aprendizagem, com atenção para dislexia.
“A educação é um processo dinâmica que necessita de forma constante de atualização. Participar de eventos que tenham como objetivo ampliar o debater sobre os processos de ensino é muito válido pois permite aos profissionais ampliar seu horizonte de saberes e aplicar o aprendizado em sala de aula. Tenho certeza que o seminário estadual contribuiu bastante para ampliar a qualidade do ensino em nosso município” destacou o prefeito Eduardo Freccia.