Palhoça: Prefeitura alerta sobre a importância dos cuidados durante a visitação de cachoeiras

Locais de grande beleza natural necessitam de cautela para evitar eventuais problemas.

Para visitar as cachoeiras com tranquilidade, a Prefeitura alerta sobre a importância de tomar alguns cuidados. (Foto: Divulgação)

O município de Palhoça possui muitos atrativos turísticos que vão desde belíssimas praias até um parque histórico que une o passado ao presente. E uma das atrações mais procuradas durante a temporada de verão são as cachoeiras do município. Aliando o contato com a natureza com paisagens de rara beleza, as cachoeiras despertam a atenção de turistas e moradores do município.

Para visitar as cachoeiras com tranquilidade, a Prefeitura de Palhoça alerta sobre a importância de tomar alguns cuidados. No último final de semana, um casal precisou ser socorrido de helicóptero enquanto realizava um passeio na Cachoeira do Jarrão devido a uma mudança súbita das condições climáticas.

Como a temporada de verão ainda se estenderá por bastante tempo, vale lembrar que aqueles que desejam visitar as cachoeiras da cidade precisam tomar alguns cuidados básicos. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina as principais dicas para visitar cachoeiras são:


- por mais que você "ache" que conheça o local, os rios, lagos, cachoeiras, estão em constante mudança, então sempre comporte-se como se não conhecesse;
- cuidado com buracos e fundos de lodo, você pode afundar rapidamente;
- se o rio tiver correnteza nunca entre com água acima do joelho;
- nunca mergulhe de cabeça, pois pode causar mortes ou paralisia;
- cuidado com o limo nas pedras, ele pode fazer você escorregar e cair na água;
- sempre avise parentes e amigos sobre o local que você está indo e a hora programada para retorno;
- leve um telefone carregado e verifique se a área possui sinal, para utilização em casos de emergência;
- utilize colete salva-vidas. As boias causam uma falsa sensação de segurança, podendo estourar ou virar;
- ao entrar na água a referência que se deve ter é: "água no umbigo é sinal de perigo", pois esse é o ponto de referência do equilíbrio;
- se você for entrar na água tenha alguém observando, já que por mais que saiba nadar você pode ser acometido de um mal estar ou mal súbito, podendo tornar-se uma vítima;
- se você ingeriu bebida alcoólica ou fez uma refeição recentemente, não entre na água;
- se mesmo com todas as dicas de prevenção você tiver uma ocorrência em rio, tente manter a calma, não lute contra a correnteza, guarde suas forças para flutuar e acene por socorro imediatamente.


WhatsApp