A Secretaria de Assistência Social de Palhoça está em busca de novos interessados no Programa de Apadrinhamento Afetivo, que visa proporcionar suporte emocional e social a crianças e adolescentes acolhidos em abrigos institucionais. O programa é voltado para jovens com poucas chances de reintegração familiar ou adoção, oferecendo a oportunidade de convivência em ambiente familiar, o que contribui para a autoestima e a reinserção social desses jovens.
Para participar, os interessados devem atender a alguns pré-requisitos: ser maior de 24 anos; manter uma diferença mínima de 10 anos entre o padrinho mais velho e o apadrinhado. estar cadastrado no projeto, apresentar a documentação exigida, e ter disponibilidade para participar efetivamente da vida da criança ou adolescente. Outro requisito é residir há pelo menos um ano em um dos municípios atendidos pelo programa: Palhoça, São José, Florianópolis, Santo Amaro da Imperatriz, Biguaçu ou Paulo Lopes.
O perfil das crianças e adolescentes que podem ser apadrinhados inclui jovens acima de 7 anos que, por diversas razões, têm poucas perspectivas de reintegração familiar ou adoção. O apadrinhamento permite a esses jovens uma convivência familiar que resgata a autoestima e cria uma rede de suporte que pode minimizar situações de risco.
Após autorização judicial, os padrinhos poderão realizar visitas e passeios quinzenais aos finais de semana, em datas comemorativas, eventos especiais, feriados e durante as férias escolares. O programa tem como objetivo oferecer um ambiente de acolhimento e suporte emocional, fortalecendo a rede de apoio afetivo para as crianças e adolescentes acolhidos.
Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Assistência Social de Palhoça pelo telefone (48) 3220-0455, ramal 5963, das 13h às 19h.