Gov. Celso Ramos: Nova Clínica Municipal de Fisioterapia do município completa dois anos e o resultado são mais de 7.1 mil atendimentos

No período de 2021 a 2023 mais de 7.154 atendimentos foram realizados pelos profissionais do estabelecimento.

Há 15 anos de atuando na rede com muita dedicação aos pacientes, Amanda Faraco diz que o espaço ficou melhor, mais amplo e integrado. (Foto: Divulgação)

A Clínica Municipal de Fisioterapia de Governador Celso Ramos completou dois anos de funcionamento em sua nova sede, no Bairro Calheiros. No período de 2021 a 2023, conforme revela um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 7.154 atendimentos foram realizados pelos profissionais do estabelecimento. Os números são motivos de comemoração, mas também expressam os resultados do trabalho e da dedicação que a equipe clínica tem para cuidar da Saúde da população.

Para o secretário municipal de Saúde, Gabriel Ruan Duarte, os dados são expressivos e refletem a excelência no serviço da fisioterapia municipal.

“Fico feliz com os números de atendimentos em especial quando esses atendimentos estão sendo prestados com o máximo de qualidade. Hoje é visível perceber que o serviço prestado tem elevados níveis de excelência nos atendimentos ofertados pelas fisioterapeutas e naa estrutura do espaço físico”, disse.

Antes de ser inaugurada, em junho de 2021, a história da clínica revela alguns percalços. As antigas instalações, que ficavam no Ginásio Municipal de Calheiros, foram destruídas na passagem do Ciclone Bomba de 30 de junho de 2020. Por razão disso, a clínica mudou-se para um novo endereço, a poucos metros dali. A nova sede recebeu reformas, novos equipamentos e logo ficou pronta para voltar aos atendimentos com mais organização e conforto para funcionários e pacientes.

Uma das profissionais do local que contribuiu com essa história é a fisioterapeuta Amanda Faraco. Amanda atua há 15 anos na Rede Municipal de Saúde e conhece o antes e o depois da inauguração da clínica.

Sobre a nova estrutura, a profissional conta que “o espaço ficou melhor, mais amplo e mais integrado, e a qualidade também melhorou. Para os pacientes é tudo de bom”.

A fisioterapeuta Gabriela Almeida de Oliveira, há seis anos na rede municipal, concorda com a colega sobre a atual estrutura. Gabriela explica ainda que uma parte do tratamento depende da vontade do paciente e a outra parcela está na clínica e nos profissionais que atuam nela.

Nesse sentido, a nova clínica, por ter um ambiente amplo, organizado e com bons equipamentos, torna-se ideal para a realização dos exercícios e atividades propostas, o que resulta na evolução do tratamento.

“O resultado vai muito do paciente. Dá pra dizer que em alguns casos é cinquenta por cento do que a gente [os profissionais e a estrutura da clínica] entrega e cinquenta por cento do que o paciente faz aqui e em sua casa. Em relação aos nossos cinquenta por cento, melhorou. O ambiente conta muito”, disse.

Gabriela acrescenta que a nova estrutura trouxe outros tipos de melhoras. “A forma de atendimento também mudou. Agora a gente atende os pacientes com horário marcado… são dois pacientes por profissional. Então a gente consegue dar uma atenção especial pelo fato do espaço ser mais aberto”, disse.

Um dos pacientes beneficiados pelo ótimo atendimento e pela nova estrutura e equipamentos é Ricardo Flores. O morador do município foi encaminhado às sessões de fisioterapia por razão de uma lesão em uma das pernas, ocasionada em uma partida de futebol. Ricardo é só elogios para o trabalho prestado pela equipe de profissionais.

“Eu só tenho a elogiar. Porque, primeiro, estou me sentindo muito bem. Eu vejo [que o tratamento] está fazendo muito bem”, disse.

Clínica Municipal de Fisioterapia

A Clínica Municipal de Fisioterapia de Governador Celso Ramos fica localizado na Rodovia Municipal Francisco Wollinger, 640, km 13, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

A unidade tem o objetivo de oferecer serviços de fisioterapia, englobando prevenção, promoção e reabilitação da saúde.

No local são atendidos pacientes com distúrbios e alterações cinético-funcionais agudas e crônicas. Integram as áreas de tratamento fisioterapêutico atendidas na presente instituição: ortopedia, traumatologia, reumatologia, neurologia, oncologia, pneumologia e pediatria.

Além desses serviços prestados na clínica, há os atendimentos fisioterapêuticos domiciliares para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção.

Os encaminhamentos para a Clínica são realizados pela Rede Municipal de Saúde, por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência ou médicos especialistas da rede, conforme diagnóstico clínico.

 


WhatsApp