Uma campanha que tem sido abraçada espontaneamente pelas pessoas e pelos movimentos sociais nos bairros da cidade. No comitê do candidato a prefeito de Florianópolis Marcos José de Abreu – Marquito (50), o clima é de entusiasmo e comemoração quando a coordenação política avalia a movimentação popular em torno da candidatura. Hoje (26), faz dez dias que iniciou a campanha eleitoral do primeiro turno das eleições municipais de 2024. As pesquisas recentes indicam a possibilidade de Marquito ir para o segundo turno.
Para Marquito, a receptividade, já neste começo de campanha, reflete seu histórico de atuação junto às pessoas e aos movimentos sociais. Além disso, mostra que a população quer uma gestão que cuide do povo, da natureza e da cidade. “Estamos muito felizes com o carinho das pessoas em todos os lugares e a sensibilidade em relação aos temas que temos levantado sobre as mudanças que nossa cidade precisa”, comenta.
Animado com a agenda diversa, que incluiu ações como caminhadas, visitas a bairros e comércios e eventos de movimentos sociais, Marquito valoriza as iniciativas dos apoiadores em torno de seu nome e de suas propostas de governo. Um dos exemplos do engajamento foi o adesivaço realizado na região do Sul da Ilha, no último sábado (24). Mesmo com frio e chuva, dezenas de motoristas levaram seus carros para receber o adesivo microperfurado (no pára-brisa traseiro do veículo).
Um dos apoiadores, que acompanha Marquito desde as eleições municipais de 2016 e ajudou a organizar a ação, contou que sábado foi intensa a movimentação no Campeche. “De manhã e à tarde, não paravam de chegar carros para colocarmos os adesivos. Foi um dia muito alegre, percebemos que há um abraço coletivo à campanha do Marquito”, comentou.
No domingo (25) de manhã, aconteceu uma carreata de apoiadores à candidatura de Marquito, por iniciativa espontânea da militância. Com carros adesivados e bandeiras, a ação chamou a atenção para a chapa de Marquito e Cláudia Zininha, sua candidata a vice.
Engenhos e Aplausos
Outra demonstração da receptividade à candidatura ocorreu também no sábado, em Santo Antônio de Lisboa. Marquito participou da abertura do 25º Farinhada do Divino e Cerimônia de entrega dos certificados de patrimonialização dos engenhos. Quando sua presença foi citada, no Engenho dos Andrade, grande parte do público presente (mais de 200 pessoas) aplaudiu com bastante entusiasmo.
A valorização dos engenhos faz parte da história de Marquito. Em seus dois mandatos como vereador e, mais recentemente, como deputado estadual na Assembléia Legislativa, para onde foi eleito como líder de votos na região de Florianópolis, Marquito deu ênfase à cultura dos engenhos. “Enquanto parlamentar, já fizemos Sessão Solene em homenagem aos engenhos de farinha e seus produtores artesanais. Também indicamos para o município de Florianópolis, o estado de Santa Catarina e a União para que fosse feita a patrimonialização”, lembra o candidato, que já destinou uma emenda impositiva para a construção do plano de salvaguarda dos engenhos de Florianópolis.