Florianópolis: Lançamento literário em homenagem ao mês da Consciência Negra

Escritor Fábio Garcia acaba de lançar suas mais recentes obras durante evento realizado na sede da Associação Catarinense de Imprensa, em Florianópolis.

A Associação Catarinense de Imprensa (ACI) sediou o lançamento. (Foto: Jana Mafalda)

O pesquisador, historiador e escritor Fábio Garcia (foto), da editora Cruz & Souza, lançou a sua mais nova obra, "Ildefonso Juvenal da Silva: um memorialista negro do Sul do Brasil - volumes I e II", na sede da Associação Catarinense de Imprensa (ACI), em Florianópolis, na última semana. O evento foi idealizado pela Diretora de Igualdade Racial da ACI, a jornalista Amanda Santos, como uma homenagem ao Mês da Consciência Negra.
 
Mais um dos negros que teve a sua história - e grandes contribuições para o jornalismo catarinense - ofuscada, Ildefonso Juvenal da Silva foi nada menos que o primeiro negro a se formar em uma instituição de Ensino Superior em SC, em 1924. Escritor, orador, militar e farmacêutico, publicou obras literárias nos gêneros contos, poesias e teatro, além de dezenas de artigos e crônicas em diversas revistas e jornais (entre eles, o extinto O Estado). 
 
O autor da obra recém lançada, que compila dezenas de artigos publicados por Ildefonso Juvenal da Silva, é bacharel e licenciado em História pela UFSC, sendo reconhecido como uma importante voz do movimento negro. No site da editora Cruz & Souza é possível adquirir os volumes lançados por Fábio Garcia.
 
Para o diretor de eventos da ACI, o jornalista Davi Paes e Lima, "abrir a Casa do Jornalista para eventos que resgatam a história de grandes nomes da imprensa de Santa Catarina é motivo de orgulho para todos nós que estamos à frente da entidade. Precisamos que essas histórias apagadas ao longo do tempo sejam conhecidas por jornalistas e estudantes de Jornalismo".


WhatsApp