A Maratona Cinematográfica, realizada no Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM), conhecida como "Rally", chega em 2024 com novidades e a primeira delas é o nome. A Associação Cultural Panvision remodelou o projeto e agora ele se chama "Projeto Rally Panvision". A segunda novidade é que a maratona não é mais exclusiva para universitários, agora ela é aberta para aqueles que gostam de cinema e querem aprender sobre audiovisual.
As inscrições vão até o dia 31 de julho e podem ser feitas gratuitamente pelo site do Festival famdetodos.com.br. O regulamento completo também está disponível no site.
O "Projeto Rally Panvision" traz uma série de atividades integrativas para os participantes, que têm a oportunidade de experienciar o meio profissional audiovisual em uma semana intensiva marcada pelas conexões, mentorias e muito trabalho.
QUEM PODE PARTICIPAR E COMO IRÁ FUNCIONAR?
Podem participar jovens entre 18 e 30 anos, residentes nos países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Venezuela e Bolívia) e seus associados falantes de espanhol (Chile, Colômbia, Equador e Peru). Esse ano a organização vai priorizar grupos minorizados: mulheres, pessoas negras, indígenas, de comunidades tradicionais (inclusive de terreiros e quilombos), populações nômades e povos ciganos, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e integrantes de outros grupos em situação de vulnerabilidade/ sub-representação na sociedade.
Serão selecionados 30 participantes que garantem hospedagem em quarto coletivo, as três refeições (café, almoço e jantar) durante os dias da maratona, e pela primeira vez, será oferecida ajuda de custo para o transporte, equivalente a 50% do valor da passagem da sua cidade de origem até o Festival.
No momento da inscrição, é necessário escolher uma entre as seis áreas que mais se identificam com sua aptidão: direção, edição (montagem), produção, som (captação e edição), direção de fotografia (operação de câmera) e atuação. A criação do roteiro será realizada de forma coletiva.
As equipes serão formadas pela organização e serão reveladas no dia de apresentação no FAM 2024. Todos os selecionados participarão de palestras formativas e têm o desafio de produzir um curta-metragem, de até cinco minutos, em um período limite de 100 horas contínuas entre os dias 5 e 11 de setembro de forma presencial em Florianópolis. Durante toda a semana, os participantes contam com o auxílio de profissionais da área e, ao fim do Festival, os filmes são exibidos na Mostra Competitiva "Projeto Rally Panvision", na Cerimônia de Encerramento e Premiação do FAM 2024.