O Dança em Cena chega à sexta edição em 2024 com recorde de inscritos e uma programação que celebra a diversidade e as múltiplas expressões em dança. O evento promove quatro dias de Mostra de Dança, capacitação profissional, residência artística com jovens e espetáculos de companhias de renome como convidadas. Tudo gratuito.
Este ano, evento começa mais cedo, em 30 de maio, e segue até o dia 2 de junho em quatro locais: o já tradicional palco arena, montado no Floripa Shopping, a Cenarium Escola de Dança, o Conselho Comunitário do Saco Grande e o Teatro Ademir Rosa, no CIC.
Desde a primeira edição, o Dança em Cena abre espaço para que companhias amadoras e profissionais, bailarinas e bailarinos de todas as idades e classes sociais possam compartilhar o mesmo palco. Esse incentivo à democratização da dança, à valorização de profissionais e à formação de plateia consolidou o projeto como um dos mais importantes do gênero em Santa Catarina, estado que já é reconhecido pela arte da dança.
Mostra de Dança em 10 gêneros diferentes
Ao longo de quatro dias, um palco arena montado no Floripa Shopping recebe apresentações de solos, duos e conjuntos com coreografias em 10 gênero diferentes: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão, Sapateado, Danças Regionais ou Populares, K-Pop e Estilo Livre.
Ao longo de seis edições, o projeto já se consolidou no calendário de eventos de dança de SC e hoje pauta a agenda de ensaios de escolas e companhias de toda a região. "Este ano, todas as vagas de participação na Mostra foram preenchidas ainda antes do encerramento das inscrições. Esse é um movimento muito bonito, onde vemos que as pessoas já estão se programando para fazer parte de cada edição do Dança em Cena", diz a diretora artística do projeto, Aline Menezes.
Mesmo com inscrições encerradas, a produção do evento ampliou a programação para atender mais grupos participantes que ficaram na lista de espera. "Tudo isso resulta em muita emoção e diversidade no palco", observa Menezes.
Urbanas em Cena
Uma das sessões já tradicionais e mais aguardadas do projeto é o Urbanas em Cena, sessão especial da programação da Mostra de Dança que este ano ocorre no sábado (1º), às 19h. Será uma grande celebração coletiva à cultura Hip Hop com convidados especiais e intervenções artísticas.
Participam das Batalhas Show os Bboys Xande e Gui Fant; as Bgirls Julia Milan e Luana Tompson; e ainda os grupos Art Soul, Crisálidas e IGK Dance Cenarium. Discotecagem de Mc Vinicius Elfo e DJ Cadu Vieira.
Teatro Ademir Rosa terá noite de gala com 3 cias convidadas
Além da Mostra de Dança, o projeto tradicionalmente promove ao longo da programação o Celebra, um espetáculo que reúne companhias de dança com destaque na cena de dentro e fora de Santa Catarina.
Este ano, pela segunda vez, os espetáculos serão apresentados no Teatro Ademir Rosa, no CIC, principal palco de Santa Catarina. O Celebra será realizado no primeiro dia do evento, na quinta (30/5/), às 20h30, com três companhias convidadas: Cenarium, Grupo Art & Soul e Cia Lona Azul. Conheça os espetáculos:
Cenarium apresenta Desabituar-se
Com coreografia criada pelos bailarinos Gui Fant, Julia Milan, Gabriel Ferreira e Lidiani Emmerich —, Desabituar-se evoca as rotinas e aprendizados que emaranham hábitos e compõem uma identidade de movimento.
Na montagem, as escolhas (também de movimento) vão acontecendo a partir desses trajetos — ou aquilo que os bailarinos chamam de hábitos. Ao fazer reflexões acerca das experiências distintas de cada um e como construir meios para a convivência diante do diverso, os artistas vão construindo pontes relacionais e caminhos que possivelmente se moverão enquanto novos hábitos para outros destinos.
Grupo Art & Soul Central da Dança apresenta espetáculo de Hip Hop Having Fun
A cia leva para o palco do CIC os princípios do Hip Hop e transita pela história e evolução dos jogos e brincadeiras, fazendo um paralelo também ao desenvolvimento da cultura e dança Hip Hop ao longo dos anos e toda influência da contemporaneidade, desde a criação até os dias de hoje.
Vale pontuar que "peace, unity, love, and having fun" (ou, em português, paz, união, amor e diversão) são palavras associadas ao movimento do Hip Hop, popularizadas pelo DJ Afrika Bambaataa, uma figura influente dessa cena em Nova York. A expressão "having fun" (divertir-se), que dá nome ao espetáculo, destaca a importância da experiência emocional positiva representada pela alegria, prazer e entretenimento. A direção é de Juliana Querino.
Cia Lona Azul apresenta Através do Avesso
Com direção de Johny Fabricio e Fabiano Souza, o espetáculo combina circo, dança e teatro para contar uma história de transformação e libertação do ego. Na montagem, os artistas e bailarinos evocam questões necessárias para a evolução e trajetória de todo ser humano.
A partir de reflexões profundas sobre quem somos, onde e com quem estamos e para onde queremos ir, Através do Avesso trabalha essa temática em uma dinâmica de estética que começa com cores mais sóbrias, representativas dos marasmos, comodismos e estagnações da vida, e culmina em um final com uma grande explosão de cores neons, que representam a libertação e evolução de cada indivíduo.
Troféu em homenagem aos destaques de 2024
Este ano, o Dança em Cena terá a segunda edição do Troféu Dança em Cena 2024 | Floripa Shopping. Essa premiação irá reconhecer o grupo destaque da Mostra com um prêmio no valor de R$ 2 mil. A premiação é destinada apenas para conjuntos inscritos e classificados nesta sessão especial.
Embora a Mostra de Dança do Dança em Cena seja caracterizada por não ser competitiva, o Troféu Dança em Cena 2024 | Floripa Shopping tem o propósito de celebrar e incentivar os talentos da região. A entrega será no domingo, dia 2 de junho. "É uma sessão especial com trabalhos que já estão sendo desenvolvidos pelos grupos, circulando em mostras e festivais. É um marco, para que a gente tenha mais um espaço de reconhecimento e fomento à profissionalização dentro do Dança em Cena", diz Aline Menezes.
Capacitação profissional sobre método Progressing Ballet Technique (PBT)
Outra frente importante do Dança em Cena é a capacitação dos profissionais de dança da cidade com um workshop intensivo agendado para sábado, 1º de junho. Em 2024, a convidada é Mônica Gross, bailarina com formação em dança clássica pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e com passagem em algumas das mais reconhecidas companhias de ballet do mundo, como a Coastal City Ballet (Canadá), BIAL - Pullmantur Cruises (Europa) e Ballet Stagium (SP), entre outras.
No Dança em Cena, Mônica ministra o workshop sobre Progressing Ballet Technique (PBT). Trata-se de um método de condicionamento e fortalecimento corporal desenvolvido para aprimorar a técnica dos bailarinos com foco no treinamento da memória muscular necessária para cada movimento e passo de dança. Esse sistema de treinamento utiliza exercícios específicos técnicos e contribui para a prevenção e reabilitação de lesões.
A capacitação é indicada para professores, coreógrafos e pesquisadores da área de movimento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.dancaemcena.com.br/. Vagas limitadas.
Residência Artística com jovens do Comosg
Em 2024, o Dança em Cena mais uma vez leva a dança para jovens do Conselho Comunitário do Saco Grande (Comosg). A iniciativa começou em 2018 e já virou uma tradição. No total, 30 jovens participam de uma Residência Artística nas semanas que antecedem o evento e preparam a montagem de performance que será apresentada no último dia da Mostra do Dança em Cena. A residência é realizada mais uma vez pelos coreógrafos Gui Fant e Julia Milan.
"São 18 horas de atividades que envolvem a comunidade e o trabalho resulta sempre numa composição coreográfica muito bonita, fruto de estudo, prática e pesquisa que eles fazem ao longo desse período ainda antes do evento", diz Aline Menezes.
O Dança em Cena é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping, Piemonte e Hotel Porto da Ilha. A coordenação geral é da Marte Cultural e a realização é da Cenarium Escola de Dança.
Agende-se
Dança em Cena Florianópolis 2024
De 30 de maio a 2 de junho de 2024
Onde: Floripa Shopping, Teatro Ademir Rosa (CIC), Conselho dos Moradores do Saco Grande (Comosg) e Cenarium Escola de Dança
Quanto: gratuito
Informações: www.dancaemcena.com.br
Celebra | Noite de Gala do Dança em Cena 2024, com Cenarium Escola de Dança, Art & Soul Central da Dança e Cia Lona Azul
30 de maio, às 20h30
Onde: Teatro Ademir Rosa, no CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Agronômica, Florianópolis)
Quanto: gratuito mediante inscrição no Sympla
Audiodescrição ao vivo
Classificação Indicativa: 12 anos
Informações: www.dancaemcena.com.br
Programação
Quinta, 30/5
14h às 18h30 - Mostra de Dança no Palco Arena (Floripa Shopping)
20h30 - Celebra - Noite de Gala, no Teatro Ademir Rosa (CIC)
Sexta, 31/5
19h às 21h30 - Mostra de Dança no Palco Arena (Floripa Shopping)
Sábado, 1º/6
13h30 às 18h - Capacitação para profissionais com Mônica Gross, na Cenarium Escola de Dança
14h às 19h - Mostra de Dança, no Palco Arena (Floripa Shopping)
19h - Sessão Especial: Urbanas em Cena, no Palco Arena (Floripa Shopping)
Floripa Shopping
Domingo, 2/6
14h às 19h - Mostra de Dança, no Palco Arena (Floripa Shopping)
17h - Troféu Dança em Cena Floripa Shopping 2024, no Palco Arena (Floripa Shopping)
19h - Encerramento