Em uma entrevista coletiva comandada por Bruno Mello e Filipe Mello, filhos do governador Jorginho Mello (PL), o PL de Santa Catarina anunciou que terá 184 candidatos a prefeito em Santa Catarina nas eleições municipais deste ano. O número supera as 182 candidaturas anunciadas pelo MDB catarinense.
O encontro foi realizado na sede do PL de Santa Catarina, em Florianópolis. Além das candidaturas a prefeito, o partido terá 131 candidatos a vice-prefeito. Dos 295 municípios catarinenses, o PL do governador Jorginho Mello estará na chapa majoritária nas vagas de candidato a prefeito ou vice em 247 cidades. Em 68 municípios, o partido concorre com chapa pura.
Na apresentação, Bruno e Filipe Mello mostraram também quais os principais parceiros eleitorais do PL no Estado – o único partido vetado nas executivas estadual e nacional foi o PT do presidente Lula (PT).
Os principais parceiros do PL de Santa Catarina
O maior parceiro do PL de Santa Catarina é o MDB, com alianças em 81 municípios – 36 com PL na cabeça, 26 com o partido indicando o vice e outros 19 em que o partido de Jorginho está em coligação liderada pelo MDB, fora da majoritária.
Na sequência vem o Progressistas (PP), parceiro em 56 municípios. O PL tem cabeça de chapa com um pepista de vice em 24 cidades, enquanto o inverso ocorre em 17. Em 15 municípios, o PL apoia candidato do PP sem estar na majoritária.
O terceiro aliado do PL é o PSD: 43 municípios. São 22 chapas do PL com vice do PSD e 11 com a fórmula inversa. O PL apoia candidato do PSD sem estar na majoritária em 10 cidades. Além do trio, o PL também tem parcerias eleitorais em menos de 20 municípios com União Brasil (19), PSDB (17), Podemos (7) e Republicanos (3).
Segundo Bruno Mello, vice-presidente estadual do PL, a meta estipulada pelo governador Jorginho Mello é eleger entre 80 e 100 prefeitos nas eleições de outubro.