Os casos envolvendo a ingestão de ovos de tênia em pílulas para emagrecer, que viralizaram nesta semana, alertaram especialistas que apontam riscos na prática. Os itens viraram tendência entre mulheres que compram o produto online através do mercado clandestino.
Nos Estados Unidos, diversas mulheres compraram pílulas com ovos de tênia para conseguir emagrecer, já que uma das características da contaminação pelo parasita é a perda de peso. No entanto, a doença pode evoluir para estágios graves, o que acende o alerta.
Ovos de tênia podem causar lesões no cérebro, dizem médicos
A tênia é um parasita, mais conhecido como ‘solitária’, que causa a teníase – infecção intestinal provocada pela presença dos platelmintos Taenia solium e Taenia saginata. A doença se desenvolve a partir da ingestão dos cisticercos (larvas) presentes, em geral, nas carnes suína e bovina.
Ao atingirem a fase adulta, as larvas se fixam ao intestino delgado e começam a expelir ovos e proglótides (as partes da tênia) – que são eliminados nas fezes e podem contaminar água, solo e até alimentos.
- A teníase é diferente da cisticercose. Na cisticercose, os ovos da tênia chegam ao estômago, deixando embriões que, em seguida, são transportados pela corrente sanguínea, atingindo tecidos e órgãos – como músculos, coração e cérebro – pontos em que o cisticerco (larva) vai se desenvolver. No cérebro, as larvas causam o tipo mais grave da infecção, a neurocisticercose.
Segundo a Dive-SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), os sintomas da teníase são:
- Desconforto abdominal;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diarreia ou constipação;
- Cólicas intestinais;
- Alterações no apetite;
- Mal-estar geral;
- Indisposição;
- Fadiga fácil;
- Perda de peso;
- Sinais nervosos como insônia, irritabilidade e inquietação.
Já na cisticercose, também provocada pelos ovos de tênia, os sintomas são:
- Cefaleia;
- Convulsões;
- Hipertensão craniana;
- Deficiência visual;
- Loucura;
- Epilepsia.
A teníase tem cura e precisa de tratamento, que inclui a administração de medicamentos antiparasitários que eliminam a versão adulta dos platelmintos nas fezes, mas não os ovos, sendo necessário tomar cuidados importantes, inclusive, como prevenção:
- Não consumir carne crua ou pouco cozida – ou de origem clandestina e sem inspeção oficial;
- Consumir apenas água tratada, fervida e de fonte segura;
- Higienizar adequadamente e com frequência as mãos, especialmente após usar o banheiro e antes das refeições;
- Higienizar corretamente alimentos como verduras, frutas e hortaliças em água limpa;
- Não adubar hortas com fezes humanas;
- Fazer exame de fezes periodicamente.