O convidado desta semana do Em Foco Podcast é José Braz da Silveira. Graduado em Direito, pós-graduado em Políticas Públicas e Mestre em Ciências Jurídicas, o advogado possui escritório próprio desde 1999. Durante a carreira, já foi Diretor Administrativo e Financeiro da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (1995-1998), Gerente de Convênios e Captação de Recursos da Secretaria de Justiça e Cidadania (1999-2002) e Consultor Jurídico da Secretaria de Estado da Administração (2003-2006). Além disso, é autor de obras literárias jurídicas.
Além da advocacia, Braz também fez carreira na política: foi vereador por quatro mandatos e implantou projetos importantes, entre eles o Orçamento Participativo em Biguaçu.
“Passei por quatro mandatos na Câmara de vereadores, sempre procurando fazer um bom trabalho, com fiscalização, transparência e critérios. Durante este tempo, fiz muitos amigos e encontrei muitos aliados”’, diz.
Nascido na roça, como ele mesmo diz, e trabalhador de uma plantação de fumo, Braz formou-se em Direito aos 37 anos. Terminou os estudos em Antônio Carlos, aos 17 anos, e passou a frequentar a Escola Técnica, em Florianópolis, para onde se deslocava diariamente até ir morar com uma irmã, em São José.
Seguindo o exemplo de dois, de seus oitos irmãos, passou a trabalhar como barbeiro, profissão que seguiu por sete anos. Foi este trabalho que lhe deu independência financeira para comprar uma casa em Biguaçu. Logo depois, passou a administrar algumas obras no município.
Braz elegeu-se vereador pela primeira vez em 1988, aos 27 anos, quando era filiado ao MDB, sendo o mais jovem da Câmara de Biguaçu.
Em 92, foi reeleito vereador e, em 96, foi candidato a vice-prefeito, mas não conseguiu se eleger. Foi quando decidiu se afastar da política para investir em seus estudos. Passou 12 anos fora do cenário político. Quando decidiu voltar, sua base já estava desfeita e precisou recomeçar do zero, mas conseguiu ser novamente eleito.
Durante sua vida política, José Braz ocupou diversos cargos, entre eles o de Secretário de Educação, quando instituiu o programa Educação Cidadã, do qual orgulha-se.
Sem conseguir se afastar da política, nas próximas eleições, Braz concorrerá a uma cadeira na Câmara Municipal de Florianópolis, também pelo MDB.