Estado: Especialistas reúnem dicas de cuidados com a saúde e receitas saudáveis para aproveitar melhor o verão

Dias de calor intenso necessitam de uma atenção especial, principalmente com a hidratação.

De acordo com o cardiologista e professor do IDOMED Jaraguá do Sul, Dr. Jober Teixeira Bastos, o calor também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. (Foto: Divulgação)

O verão chegou, e as altas temperaturas são um convite para atividades ao ar livre. Porém, é preciso atenção e cuidado para evitar que o calor cause danos à saúde. Um problema comum nesse período é a desidratação. A sede não é o único sinal da pouca ingestão de água. O indivíduo pode apresentar também intestino preso, pele seca, inchaço (retenção de líquido), fome, cansaço, fadiga e dores de cabeça - todos sinais de alerta para o consumo restrito de água.

Em geral, perdemos 2,5 litros de água por dia, eliminados pela urina, fezes, saliva e suor. Quando a perda de líquidos ultrapassa esse limite, é considerada um caso de desidratação - e em períodos mais quentes, a transpiração excessiva pode contribuir para o quadro de desidratação.

De acordo com o cardiologista e professor do IDOMED Jaraguá do Sul, Dr. Jober Teixeira Bastos, o calor também provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial. "Por esse motivo, é necessária uma atenção especial com a hidratação, para que o corpo não sofra tanto nos períodos de calor intenso e nem corra o risco de desidratar. Além da atenção especial com a hidratação, é recomendável a ingestão de alimentos leves e a utilização de roupas frescas adequadas à estação", diz o cardiologista.

Ele acrescenta que, em geral, o calor provoca a redução da pressão sanguínea, o que pode até diminuir o risco de infarto. "Apesar disso, se houver muita perda de líquido ou grande aumento do esforço (atividades de verão), isto pode aumentar o risco para o coração", ressalta o professor.

A nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Estácio São José, Elisa de Espíndola, explica que alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados nos dias de maior calor. "Alimentos gordurosos costumam deixar a digestão mais lenta, piorando sintomas como mal-estar e fadiga, sensações comuns em dias de calor. Salgados, frituras e outros petiscos também são ricos em sal e favorecem a retenção hídrica", diz a nutricionista.

Apostar em consumo de alimentos e bebidas saudáveis é o trunfo para aproveitar os dias quentes sem nenhum percalço. A nutricionista ressalta ainda que, para quem quiser variar um pouco na hora de se hidratar sem fugir do saudável, existem opções refrescantes e deliciosas. "Dá para aromatizar a água com hortelã, aproveitar os chás gelados de preferência à base de ervas, flores e especiarias e sem açúcar, e é claro a água de coco".

A nutricionista separou três receitinhas fáceis e refrescantes para amenizar a sensação térmica nos dias de calor mais intensos:

Smoothie de banana e manga: 

·         1 banana congelada; 

·         1/2 manga espada congelada; 

·         150 ml de leite vegetal ou de vaca; 

·         1 colher de chá de mel; 

·         Pode adicionar um scoop de whey sem sabor; 

Bater tudo e consumir em seguida. 

Pudim de chia 

·         120 ml de leite vegetal ou de vaca 

·         2 colheres de sopa de aveia em flocos finos 

·         2 colheres de sopa de chia 

·         Pode acrescentar frutas como banana, morango ou uva 

Misture na noite anterior e reservar na geladeira para ser consumido no dia seguinte. 

  

Açaí com banana e granola 

·         1 polpa de açaí congelada 

·         1 banana madura 

·         Mel 

Bater tudo e acrescentar 2 colheres de sopa de granola 


WhatsApp