Estado: Bandeira verde, conta de luz terá alívio com fim da cobrança extra em dezembro

A Aneel anunciou que o período chuvoso favoreceu a geração de energia hidrelétrica e permitiu o acionamento da bandeira tarifária verde na conta de luz.

A bandeira verde havia sido substituída pela vermelha em setembro deste ano. (Foto: Reprodução/Freepik)

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária verde será acionada para a conta de luz e energia em dezembro. Isso significa que os consumidores brasileiros não pagarão a cobrança extra no próximo mês.

A conta de luz ao fim de 2024 virá sem o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. A notícia chega após dois meses de bandeira vermelha, em setembro e outubro, e um mês de bandeira amarela, em novembro.

Segundo a Aneel, a mudança em dezembro foi possível devido à “expressiva melhora das condições de geração de energia no país”. A chuva intensa nas últimas semanas favoreceu as hidrelétricas e reduziu os custos de geração.

 
 

A bandeira tarifária da conta de luz permaneceu verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi acionada a bandeira amarela. A verde ainda voltou em agosto, mas acabou substituída pela vermelha em setembro.

 

A justificativa para o adicional na conta de luz foi o período de seca histórica enfrentado pelo país, que levou o Governo Federal a elevar a tarifa pela primeira vez em dois anos.

cobrança extra é acionada sempre que há risco hidrológico, ou seja, quando os reservatórios de água do país estão abaixo dos limites esperados. A ideia do conjunto de tarifas é indicar aos consumidores a necessidade de redução no gasto para diminuir os custos de operação do sistema.

“Esse cenário de escassez de chuvas, somado ao mês com temperaturas superiores à média histórica em todo o país, faz com que as termelétricas, com energia mais cara que hidrelétricas, passem a operar mais”, explica a Aneel.

O que significam as bandeiras da conta de luz?

 

sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela Aneel em 2015 e orienta os consumidores dos custos na geração de energia no Brasil. O cálculo leva em consideração o preço da energia e o risco hidrológico.

  • Bandeira verde: indica custo baixo de geração de energia, sem acréscimo na tarifa para o consumidor.
  • Bandeira amarela: indica condições menos favoráveis na geração de energia e um pequeno acréscimo na conta do consumidor.
  • Bandeira vermelha (Patamares 1 e 2): indica mais custos na geração de energia. O patamar 1 sinaliza o custo alto e o patamar 2 o custo mais alto ainda. Nos dois casos os acréscimos na tarifa de energia são elevados em comparação à bandeira amarela.


WhatsApp