Texto: Professor Miguel João Simão
Escritor e Pesquisador.
No último sábado (23 de setembro), o restaurante Mar a Vista em Ganchos do Meio, foi palco de um grande evento que reuniu a comunidade gancheira e representantes de mais 35 cidades catarinense.
Através da Federação Brasileira das Academias das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) que tem como Presidente, o Doutor Professor Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho, numa parceria com a Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC), foi outorgado o título honorífico de Embaixador Cultural da Paz, para 65 pessoas das diversas cidades.
Dois, dos grandes homenageados da noite, foram o Prefeito Marcos Henrique da Silva, e a primeira Dama Angela Silva, que com muitos aplausos receberam a menção honrosa por seus feitos em prol da cultura da paz e das boas ações.
O prefeito Marcos Henrique da Silva, pioneiro em criar “ tarifa zero” (circular que percorre toda cidade de Governador Celso Ramos, gratuito) em Santa Catarina, tem sido reconhecido por ser um prefeito diferenciado no que faz, num olhar mais humanitário ao povo simples da cidade gancheira.
Já a primeira dama, Angela Silva, idealizadora de dois grandes projetos inéditos na cidade, é uma das personalidades mais carismáticas e atenciosa com a população da cidade.
Sem vínculo com qualquer secretaria, sem ser funcionária comissionada da prefeitura, Angela Silva, idealizou o projeto da Rede Feminina de Combate ao Câncer, reunindo mais de 100 mulheres que abraçaram a causa, e o Projeto Transformadores, um projeto de voluntários que vistam grupos de idosos, APAE, escolas e outros.
Além dessas personalidades, os organizadores do evento, Professor Miguel Simão e Professor Lu Simão, ainda tiveram a presença do Vice prefeito Aldir Rosa e do Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Pedro Augusto da Cunha, que no mesmo evento foram agraciados com o Troféu Zé Gancheiro, uma comenda que já é tradição na cidade.
Entre os convidados estavam secretários municipais, populares, artistas de vários segmentos, além dos padrinhos do evento, Vereador César Passos, e a Escritora Vera Portella.
O evento foi conduzido pela cerimonialista oficial da ALBSC, Professora e Escritora Alba da Rosa Vieira, e foi abrilhantado com o som do cantor Pedrinho Silva, que foi um dos homenageados e empossados entre os Embaixadores Cultural da Paz.
Satisfeito com o resultado e com a casa cheia, o prefeito Marcos Henrique da Silva, em seu discurso falou da importância desses eventos em Governador
Celso Ramos, pois além de reconhecer os nativos, ainda traz pessoas de diversas cidades para conhecer e passear nas terras de Ganchos.
Professor Miguel João Simão falou: “ Uma das melhores coisas da vida é poder reconhecer e homenagear as pessoas. Todos gostam se serem reconhecidos por aquilo que fazem, que deixarão para a posteridade. E é isso que temos feito, homenagear pessoas que marcam sua jornada na terra.
Personalidades como César Grisa, do Instituto Grisa de Parapsicologia, Professor Paulo Hentz, grande educador e palestrante, Presidente da FECAM, e prefeita de Vargem, senhora Milena Andersen, Escritora Heloísa Abrahão e Escritor Nilson José Borba de Itajai, o Superintendente da Fundação Cultural de Penha Eduardo Bajara, o grande Comunicador da Rádio Conceição e Professor Universitário, Célio Furtado com sua simpática esposa, a Presidente da Fundação Cultural de Laguna, senhora Vanere Rocha Pires, além de diversos escritores e presidentes de Academias de Letras, e outras tantas personalidades catarinenses lotaram o espaço.
A Professora Lu Simão, organizadora do evento, satisfeita com o resultado falou: “ É bom ver que todo esforço vale a pena, quando vimos a satisfação dos olhos das pessoas que saíram de suas casas e receberam o reconhecimento em forma de troféu, medalha ou certificado. É prova que se viram reconhecidos por aquilo que fazem e que o nosso trabalho está sendo reconhecido por toda Santa Catarina. ”