Coluna Miguel Simão: Abel Capella – O patrono da Escola de Canto dos Ganchos

Você, sabe quem foi Abel Capella?

Você sabe porque seu nome (Abel Capella), foi emprestado para ser o Patrono da Escola de Canto dos Ganchos?

Você sabia que a escola de Canto dos Ganchos iria se chamar Grupo Escolar Celso Ramos?

 

Texto: Professor Miguel João Simão

Escritor e Pesquisador.

 

A escola de Canto dos Ganchos, que atende o ensino fundamental I e II, foi batizada com o nome de Grupo Escolar Abel Capella.

A antiga escola, que substituiu a escola que era instalada na sede da colônia dos pescadores, passou a ser chamada em 1952 de Escola Reunidas Professora Leontina dos Santos Negreiros, em homenagem a uma professora que nunca esteve em Ganchos, (texto que já publicamos tempos atrás). Essa escola funcionou até 1963.

Com o término do prédio da nova escola, que foi construído numa área de terras que pertencia ao senhor Manoel Antonio de Oliveira, o Mané Blandina, a escola recebeu os móveis no final de 1962.

Abel Capella, era nativo de Florianópolis, onde nasceu em 05 de novembro de 1922, e era filho de Arthur Capella (1901 – 1994) e Maria do Carmo Bonzon (1904 – falecida).

Aos 18 anos de idade, iniciou sua carreira como Contador Diplomado, no Banco Inco.

Em sua função de Contador permaneceu por alguns anos, até se formar em Odontologia, passando a exercer a função.

Conhecido por Doutor Abel Capella, foi suplente de vereador, na Câmara Municipal de Vereadores de Florianópolis, onde chegou a assumir a Câmara por alguns períodos.

Mas, sua grande marca, foi o maravilhoso trabalho feito em prol dos pescadores, através da função de Diretor da Caça e Pesca, função que ele ocupou até o falecimento.

A Diretoria da Caça e Pesca, era uma diretoria que pertencia ao Ministério da Agricultura, como se fosse hoje a Secretaria da Pesca.

Na região gancheira, de forma particular, ele trouxe para Ganchos do Meio e para Canto dos Ganchos dois postos de saúde, para atender as famílias de pescadores da região.

O Posto de Saúde de Ganchos do Meio, foi construído onde hoje é a lavação de Diego Sagás, e foi destruído por uma tempestade, no ano de 1966.

O de Canto dos Ganchos, foi construído próximo a igreja Católica do bairro, terras que hoje pertencem a família de José Argemiro Policarpo (seu Duduca).

Abel, era amante do povo praiano, e um homem dedicado as causas da educação, onde com seu prestígio junto aos governantes, fazia indicações para construções e manutenção de escolas, e aquisições da materiais e gêneros alimentícios.

Em Ganchos, foram construídos dois prédios que abrigaram as escolas de Ganchos do Meio e de Canto dos Ganchos.

Foi um homem presente na região gancheira, e gostava de visitar as famílias de pescadores, ranchos de pescas e escolas.

Prontas as escolas, estava tudo certo para serem inauguradas em agosto de 1963, onde o Grupo Escolar de Ganchos do Meio receberia o nome de Grupo Escolar Dr. Aderbal Ramos da Silva, e o de Canto dos Ganchos de Grupo Escolar Celso Ramos.

Infelizmente, no dia 10 de março de 1963, os catarinenses recebiam através da Rádio Garujá, a triste notícia do falecimento do amigo dos pescadores e pai da pobreza, como Abel Capella, ficou conhecido, por suas inúmeras ações em beneficio a classe pesqueira e a educação catarinense.

A morte prematura do Diretor de Caça e Pesca, foi recebida com tristeza, o que mobilizou muitos gancheiros a irem se despedir daquele que sempre estava com as mãos estendidas a essa terra.

Pessoas de destaque na região gancheira lamentaram a partida do amigo, entre elas: Miguel Flor (vereador), professor Belarmino Azevedo, Deodora Simas Custódio (enfermeira), Francisco da Costa Filho (seu Mocinho – político e empresário), Princeza Rocha da Costa (professora), Nagib de Oliveira Campos (empresário), Gerino Belmiro dos Santos (empresário e político), Patrocínio Manoel dos Santos (político), João Baldança Sobrinho (político), Alvino Francisco Baldança (político – vereador na década de 1950), entre outros.

Com partida de Abel Capella, as lideranças de Canto dos Ganchos se reuniram, e votaram para a escolha do nome da escola.

Na sede da nova escola, no grupo escolar, a comunidade se reuniu, na semana seguinte, e foi escolhido por aclamação o nome de Abel Capella para patrono do grupo escolar.

Esse foi o primeiro plebiscito que houve em Ganchos, atual Governador Celso Ramos.

Entre os presentes estavam: Miguel Pedro dos Santos (Vereador –presidente da Câmara de Vereadores de Biguaçu – Ganchos se emancipava meses depois), Graciliano Guilherme Baldança (Mindoca), Antonio Hermenegildo das Merces (Antonio Pedro),  Belarmino Hipólito de Azevedo (professor), Dalma Luz de Azevedo (professora), Walma Mafra de Oliveira (professora), José Argemiro Policarpo (Duduca – Fiscal da Caça e Pesca), Policarpo Pinto de Melo (tesoureiro da CoLônia dos Pescadores), Elói Antonio de Oliveira (secretário da colônia dos pescadores), Idalício Adolfo Alves (presidente da colônia dos pescadores), Manoel Antonio de Oliveira (Mané Blandina – pescador, pai de alunos), José Hipólito de Azevedo ( Representante do DER (Departamento de Estradas e Rodagem em Ganchos), Maria dos Passos Wollinger, Iolanda dos Santos Simão, Waldemar Bittencourt Filho, Dulce Godinho Nazário, (professora ), Antonio Arantes Nazário, Osnildo João da Silva (empresário do ramo pesqueiro), entre outros.

Numa votação, por escolha unanime de moradores do bairro, pais, professores, empresários, líderes religiosos e políticos, se fizeram presentes e então, num abaixo assinado, que foi entregue ao Dr. Lauro Locks (Deputado Estadual – suplente que assumiu a Cadeira na Assembleia), ao qual encaminhou as autoridades competentes.

A inauguração oficial do Grupo Escolar Abel Capella, aconteceu no dia 01 de agosto de 1963, com a presença de autoridades, entre elas, a do governador do estado, senhor Celso Ramos.

O grupo Escolar Abel Capella, hoje Escola de Educação Básica Abel Capella, teve como primeira diretora a professora Walma Mafra de Oliveira, e atualmente está sendo conduzida pela Professora Izabel Cristina Alves, diretora da unidade escolar.

No quadro de funcionário efetivos de serviços gerais, as duas primeiras funcionárias foram: Iolanda dos Santos Simão e Maria dos Passos Wollinger, dona Passinha. No final dos anos de 1960, a escola recebeu mais um servente, o senhor Waldemar Bittencourt Filho, o popular seu Valdo.

A escola, já teve até o momento 17 diretores, que contribuíram para o crescimento, a boa atuação, e trabalho de ensino aprendizagem voltada numa dinâmica entre comunidade e escola.

Abel Capella, deixou a esposa Helis Maria S. Capella (1929-2000), e filhos.

Para a comunidade de Governador Celso Ramos, um legado de trabalho e partilha com o povo que ele adotou por amigos e que se fez presente até seus últimos dias.

Merecida homenagem e grande reconhecimento da comunidade de Canto dos Ganchos, em homenagear alguém que de forma especial era um amante da terra e um grande defensor da educação.


WhatsApp