Coluna do Décio: João Rodrigues não é candidato a governador nem aqui e nem na China

Prefeito reeleito de Chapecó deve candidatar-se a senador

Foto: João Rodrigues reuniu mais de 5 mil simpatizantes na sua pré-candidatura ao governo do estado.

No último sábado (22/03/2025) o prefeito reeleito de Chapecó, João Rodrigues (PSD) fez o lançamento de sua pré-candidatura a governador do estado para as eleições do ano que vêm. Rodrigues reuniu mais de 5 mil pessoas na capital do oeste catarinense. Vários prefeitos, deputados, vereadores e lideranças políticas prestigiaram o evento que contou inclusive com a presença do governador e pré-presidenciável Ratinho do Paraná.

João mostrou força e liderança. E se sua pretensão permanecer, o prefeito de Chapecó disputará o governo em 2026 contra Jorginho Mello (PL) que tentará a reeleição.

O caminho não será fácil mas subestimar Rodrigues é complicado porque o homem em sua trajetória política já disputou 10 eleições e ganhou em todas.

No entanto o que deve acontecer de fato é que João venha mesmo a disputar é o senado federal. Apesar de ser simpatizante e fazer parte de um grupo seleto de amigos de Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente não deixará de apoiar a reeleição do atual governador do estado. Com certeza, numa certa altura Bolsonaro ligará para Rodrigues solicitando que o prefeito de Chapecó aceite o desafio de disputar as eleições para o senado com o argumento que o ex-presidente quer fazer maioria no congresso federal para poder ceifar ministros do supremo que estão “arranhando” o judiciário brasileiro. Imaginem João dizer não a um pedido do ex-presidente? E outra coisa: uma disputa para senador é muito mais tranquilo para Rodrigues, pois serão dois eleitos por estado, do que uma aventura a governador, que periga naufragar num segundo turno com Jorginho Mello. Será que João deixará um mandato certo de 8 anos em troca de uma incerteza que é a disputa ao governo do estado?

Diante disso é praticamente certo que Rodrigues não será candidato a governador nem aqui e nem na China. O que ele será mesmo é candidato a senador da república.


WhatsApp