Assim que Salmir Silva (MDB) reelegeu-se prefeito de Biguaçu com mais de 70% dos votos válidos especulou-se que ele seria candidato a deputado estadual daqui a dois anos. Essa hipótese não foi falada nas eleições porque usar a reeleição para voos políticos maiores poderia atrapalhar na votação de 6 de outubro último.
Entrevistei Silva em meu PODCAST e ele não disse nem que sim e nem que não sobre o fato de disputar em 2026 as eleições para deputado estadual. Restringiu-se a dizer que foi reeleito para ser prefeito novamente e que uma candidatura a deputado teria que ser analisada de várias circunstâncias. Era o Salmir sendo o Salmir. Ele não admite mas a verdade é que ele já está trabalhando fortemente para ser candidato nos bastidores. Só mesmo um grande empecilho poderá tirá-lo da vontade em disputar as eleições para a assembleia legislativa. Tanto é verdade que recentemente ele publicou uma mensagem em OUTDOOR parabenizando o aniversário de 61 anos do município vizinho de Governador Celso Ramos comemorados em 6 de novembro último. Qual é o político que gasta dinheiro em propaganda para parabenizar outra cidade sem interesse eleitoral?
Mas tirando as especulações de lado, Biguaçu já é uma cidade estratégica e está na hora de ter um representante como deputado estadual. Municípios do oeste bem menores e com bem menos votos conseguem eleger representantes na assembleia legislativa e Biguaçu fica dividindo seus votos para deputados que nem conhecem a cidade. Para isso precisa-se de bastante organização e planejamento porque a política de Biguaçu é tida como muito falsa e sem comprometimento e quebrar esse estigma é um desafio enorme. Mas, nesse momento, o nome de Salmir, prefeito reeleito de forma coesa, é o que melhor desponta para uma aguilhoada dessas. Vamos ver se a vontade de Salmir não fique somente implícita numa mensagem de OUTDOOR.