Coluna Dino Montez: Transparência e fiscalização

                       TRANSPARÊNCIA E FISCALIZAÇÃO

A capital catarinense, na verdade, o atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, montou dentro da estrutura municipal, um núcleo anticorrupção. Para este colunista é uma novidade. O objetivo, segundo Topázio, é evitar que haja situações de corrupção dentro do poder público, principalmente, o que ocorreu recentemente, na prisão de um servidor pedindo dinheiro para um construtor para liberação de uma obra. Tem razão Topázio, afinal, é seu primeiro mandato como gestor e como diz o velho ditado e se houve muito pelo interior pelos mais antigos: “ O boi só engorda com os olhos do dono”. Ou seja, com esse núcleo que tem a polícia civil na parceria, a tendência é dar “ mais transparência” e evitar atos de corrupção que acaba manchando uma administração. Acertou, o homem.

                                 POUCO EFETIVO

Mais uma vez, aliás, esse colunista já falou sobre esse assunto sempre e a muito tempo ou aos aqui na coluna, a falta de efetivo maior da nossa brilhosa PM e também da eficiente Polícia Civil. Entra governo, sai governo e a mesma conversa de sempre de que o efetivo vai aumentar. Dos últimos 12 governadores que passaram foi a mesma coisa: Aumento de efetivo nas corporações. Uma PM forte e atuante em todo estado não pode ter menos de 20 mil homens na ativa, tem apenas menos de 10 mil. Outra situação, que pouco mudou, foi da Polícia Civil catarinense. Atualmente são 3.400 policiais ativos, enquanto o ideal seria haver um policial para cada mil habitantes. Alô, Jorginho!

                                  CUIDADO COM CRIANÇAS NAS PISCINAS

O Corpo de Bombeiros do nosso estado, mais uma vez registra morte de criança vítima de afogamento em piscina. O último caso foi registrado em Tubarão. Uma bebê de apenas um ano e oito meses, com parada cardiorrespiratória. Diariamente uma criança se afoga em casa. As piscinas são responsáveis por 3% de todos os casos de óbito por afogamento, atingindo 59% a faixa de 01 a 09 anos de idade, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa). 44% dos afogamentos ocorrem entre os meses de novembro e fevereiro. Crianças de até nove anos se afogam mais em piscinas e em casa, segundo os bombeiros.

                                             NOVEMBRO AZUL

Esse tabu que muitos homens ainda sentem em não procurar cuidar mais da saúde, principalmente em fazer exames preventivos (como as mulheres) tem que acabar. Estamos no mês de novembro, o tal “ Novembro Azul” mês em que a saúde masculina é o foco principal. Para se ter uma ideia mais precisa, disfunções sexuais, sendo a disfunção erétil é uma das mais comuns, afetando 40% dos homens após os 40 anos. A Organização Mundial da Saúde faz um alerta: cerca de 15 milhões de homens (30% da população do país) sofrem com o problema e não procuram um profissional para um exame. Está na hora de acabar com esse preconceito se quiser viver mais.

                                            ENRICO VERNIERI

Santa Catarina, mais precisamente o município de Palhoça, tem um representante jovem, ainda uma criança, no topo dos melhores pilotos Kart Mirim do país. Estou me referindo ao pequeno Enrico Vernieri, filho da Ana Probst e de Pascoal Vernieri, que representa muito bem o nosso estado em todas competições que vem participando e conquistando troféus. Apenas 7 anos de idade, mais uma promessa do automobilismo catarinense e brasileiro. Apoio dos pais Enrico Vernieri tem, mas falta empresas reforçarem essa força ao nosso pequeno campeão.


WhatsApp