Coluna Dino Montez: O poder fascina

O PODER FASCINA

Vivemos em uma sociedade onde o poder, aquele que alguns recebem, fascina. Se vê essa situação em todo lugar, as formalidades da vida, o fascínio pela função, principalmente quando se recebe um cargo importante na vida. Para que tudo isso? O que muda na sua personalidade? Essa história de dizer, “ sabe com quem está falando” eu sou, eu mando eu quero que faça assim, são algumas frases que ouvimos em todos os setores. Do que adianta arrogância, poder, dinheiro se muita gente ainda tem um vazio por dentro. O poder, a fama, eu faço e eu mando, tudo isso vai passar. Tem um ditado popular que diz: Quer conhecer uma pessoa, delegue poder para ela. Assim vai conhecer sua personalidade.

                                   COMERCIANTES RECLAMAM

Já não basta o movimento na área central de Florianópolis que não melhora sua força comercial como nos últimos anos, digo em referência ao faturamento que vem piorando a cada dia. Comerciantes do centro da capital, muitos que tive a oportunidade de conversar, reclamam, com razão, de muitas pessoas (algumas dizem serem moradoras de rua) incomodando na frente das lojas e comércio em geral, afastando o público consumidor. Eles infestaram todo o centro da cidade e ninguém, isso mesmo, ninguém pode fazer nada. Uns com passagens pela polícia, outros vandalizando, ameaçando comerciantes e dificilmente vão ser importunados. A lei garante para todos o livre direito de ir e vir. Aí vem a pergunta: E a segurança das pessoas de bem? A fragilidade nas abordagens? A violência contra os pedestres e comerciantes? Como fica?

                                    MAGIA DE NATAL

O ano ainda não terminou e ainda convivemos com a situação de guerra entre Hamas e Israel, Rússia contra Ucrânia e a nossa violência cotidiana que jamais vai acabar. Pelo menos, deixando essa situação de lado, claro, preocupante, podemos sentir essa semana a “ Magia do Natal” voltando ao centro da capital. É um clima e um momento muito especial no fim de ano, que nos faz refletir que ainda existe esperança de uma vida melhor. Essa magia, esse encanto natalino, nos faz esquecer momentaneamente um pouco dos nossos problemas. Focar nos problemas todos nós devemos, mas vamos aproveitar essa magia natalina, viver esse momento.

                                      BICICLETA ELÉTRICA

Nem começou direito esse novo modal em Florianópolis, já tem gente ultrapassando limites com a nova bicicleta elétrica que é uma novidade na capital. Há regras que devem ser seguidas, cuidados ao transitar com esse equipamento, mas não foi o que vimos nos primeiros dias com imprudência no trânsito e até por cima da Ponte Colombo Salles. É só a prefeitura liberar um novo transporte como esse e os patinetes para vermos absurdos por aí. Chega!

                                   CARLOS EDUARDO (MAMUTE)

Manezinho da ilha, conhecedor profundo da capital e com experiência política. Mamute, como costuma ser chamado pelos amigos, é um bom articulador político e vem mostrando muita competência na função, por sua experiência no serviço público por onde passou. É agente público concursado, já atuou na ALESC, Governo do estado e atualmente responde pela Casa Civil na capital. Torcedor apaixonado pelo Avai, o manezinho quando encontra tempo vai aos jogos do time do coração. Mamute é “ pessoa do bem” e merece todo o nosso respeito.


WhatsApp