Biguaçu: Saúde anuncia ampliação de faixa etária e novo “Dia D” de vacinação contra a Gripe

Doses serão liberadas para até 12 anos, a partir de segunda-feira (29); mutirão de imunização está previsto para 4 de maio.

Com a ampliação da faixa etária para a vacinação infantil, os pais e/ou responsáveis também deverão estar atentos ao intervalo recomendado entre a vacina contra a Gripe e a vacina contra a Dengue, estabelecido em 24 horas. (Foto: Divulgação)

O Município de Biguaçu segue trabalhando em ações para aumentar a cobertura vacinal e, consequentemente, a proteção da população contra a Gripe (Influenza). Uma das novidades anunciadas pela Secretaria de Saúde é a liberação das doses para crianças até 12 anos, a partir de segunda-feira, 29 de abril. Para o dia 4 de maio, sábado, das 8h às 17h , está programado mais um “Dia D” de imunização nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), contemplando todos os públicos-alvos da campanha. 

Com a ampliação da faixa etária para a vacinação infantil, os pais e/ou responsáveis também deverão estar atentos ao intervalo recomendado entre a vacina contra a Gripe e a vacina contra a Dengue, estabelecido em 24 horas. 

A vacinação é considerada a melhor estratégia de prevenção contra a Influenza e possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos, além de diminuir a sobrecarga sobre os serviços de saúde. 

Veja como fica a relação de grupos prioritários após a atualização: 

Crianças de 6 meses a 12 anos;

Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade;

Gestantes e puérperas;

Professores do ensino básico e superior, mediante apresentação de documento que comprove sua vinculação ativa na função;

Povos indígenas;

Idosos com 60 anos ou mais;

Pessoas em situação de rua;

Profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas;

Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

Pessoas com deficiência permanente;

Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso e trabalhadores portuários;

População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas.

De segunda a sexta-feira, a aplicação das doses ocorre nas seguintes UBS:

Fundos- de segunda a sexta-feira das 8h às 18h, sem fechar ao meio-dia;

Santa Catarina- segunda e sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h; terças, quartas e quintas-feiras das 7h30 às 11h30;

Jardim Janaína- segunda-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h; terça a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h30;

Vendaval e Marco Antônio – de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30;

Saveiro, Tijuquinhas, Três Riachos, Bom Viver, Prado, Praia João Rosa, Centro e Cachoeiras-  de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

Já na data do mutirão, sábado (4), os atendimentos serão realizados nas unidades Marco Antônio, Fundos, Saveiro, Prado e Centro.

Tanto para a imunização durante a semana, quanto para o “Dia D”, para ser vacinado (a) é  preciso apresentar um documento de identificação com foto, cartão do SUS (se tiver) e caderneta de vacinação.


WhatsApp