Os amantes de vôlei de areia, beach tennis e futevôlei ganharam mais um espaço para a prática de esportes em Biguaçu. A Prefeitura Municipal inaugurou, na noite desta terça-feira (28), a Arena Beach Tennis Loteamento Vila Bela, na praça Francisco Saturnino Kons, no bairro Fundos.
A nova quadra esportiva foi construída com recursos próprios da Prefeitura de Biguaçu, com investimento de aproximadamente R$ 48 mil, sob a coordenação da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul).
A arena será aberta ao público de todos os locais da cidade. Ela foi feita com iluminação adequada para que as pessoas possam jogar no período da noite, tornando-se mais uma opção de entretenimento aos biguaçuenses.
A inauguração faz parte da programação dos 191 anos de emancipação político-administrativa de Biguaçu, que além da agenda de entregas de obras e realizações também teve cinco dias de eventos culturais na Big Fest 2024, realizada entre os dias 15 e 19 de maio.
O vice-prefeito Alexandre Martins de Souza disse no ato simbólico de inauguração que “esta obra é mais uma conquista para esta comunidade dos Fundos. Ela se soma a outras obras já realizadas pela nossa gestão aqui no bairro, como a construção do CEIM Recanto Feliz, na Rua João Paulo I, aqui pertinho. Também a pavimentação e nova drenagem da rua João Manoel Ferreira, que liga os bairros Carandaí e Fundos e tem grande fluxo de veículos, entre outras ações da Prefeitura de Biguaçu para o povo aqui dos Fundos”, comentou.
A família do homenageado Francisco Saturnino Kons também participou do ato inaugural. A servidora pública Marivalde Inêz Kons, filha do saudoso Francisco, fez uso da palavra e descreveu aos presentes quem foi seu pai, um dos primeiros moradores do bairro Fundos. “O pai era uma pessoa muito religiosa. Casou-se com Amália Terezinha Muller Kons e tiveram oito filhos. Morou no Morro do Melado aqui nos Fundos e mantinha o sustento da família com plantação de bananas. Foi presidente da escola Emérita várias vezes. Por vários anos foi integrante da diretoria da Paróquia São João Evangelista. Em 1999 foi secretário municipal de Agricultura. Em 2014 recebeu o título de cidadão honorário de Biguaçu. Faleceu em 14 de junho de 2017, deixando para nós o seu exemplo de vida”.
Também participaram do ato de inauguração os vereadores Luiz José Martins Júnior (Zezé), Manoel José de Andrade (Maneca), Lucas Rosa Vieira (Manequinha), João Luiz Luz, Ednei Müller Coelho (Patê), Israel Gaspar (Israel da Paty) e Laudemir Clóvis Pastorello (Chimia), secretários municipais, moradores e lideranças locais.
O prefeito Salmir da Silva não pode comparecer, pois estava em uma reunião que acabou se estendendo, impossibilitando que ele fosse até o local.