Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mostrar mais resultados...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Gov. Celso Ramos: Uma conquista para o município, 100 mil reais para a restauração da Igreja de Nossa Senhora da Piedade

Projeto de Restauração da Igreja da Armação da Piedade é um marco na Preservação do Patrimônio Cultural.

Logo Jornais em Foco

Jornais em Foco

A Ação Social Paroquial de Governador Celso Ramos, entidade pertencente a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, recebeu nesta segunda-feira (30/10) aprovação com nota máxima para elaboração de projeto de restauração, conservação preventiva e complementares da Igreja da Armação da Piedade e bens integrados.

A entidade foi contemplada com R$ 100 mil pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura. O projeto contou com o apoio e a anuência da Prefeitura Municipal, da MITRA Diocesana de Florianópolis, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

A inscrição foi aprovada pelo júri do Edital Elisabete Anderle em primeiro lugar com nota máxima em todos os quesitos entre 1173 inscritos, e prevê a elaboração de projeto de restauração, conservação preventiva e complementares da Igreja da Armação da Piedade e bens integrados.

O projeto foi elaborado por um grupo de trabalho (GT), formado por amigos e moradores de Governador Celso Ramos, principalmente da Armação da Piedade, com apoio da arquiteta Lilian Mendonça e do secretário da Ação Social Paroquial, secretário municipal adjunto do Turismo e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), William Wollinger Brenuvida,

William explica que os primeiros ofícios encaminhados por ele à FCC foram em 2015. O grupo, então, começou a se reunir em 2018, enfrentou muitos problemas durante a pandemia, mas continuou ativo porque houve um esforço coletivo para que o projeto fosse contemplado.

“Acredito que o mais difícil foi reunir a FCC, o IPHAN, a MITRA Diocesana e a Prefeitura, para que juntos, compreendessem que todos ganham com a restauração da igreja: a memória da comunidade, a religiosidade, o comércio e o turismo”, disse.

“Cada participante foi fundamental, e contamos com a ajuda do nosso pároco, o padre Mauri Costa de Jesus e da paróquia, dos líderes comunitários da Armação da Piedade, Valdeci Fagundes e Lino, do Bispo Wilson Tadeu Jönck e do padre Tarcísio Vieira, da MITRA, da arquiteta Lilian Mendonça, do Prefeito Marquinho e da Rede Marketing Cultural. Agora é continuar com o projeto, porém, um passo decisivo foi dado”, afirma William acerca da ajuda do GT.

O contrato entre a Ação Social Paroquial e a FCC deve ocorrer na primeira semana de dezembro deste ano, para que o ano de 2024 inicie com boas novas para a revitalização da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.

A revitalização beneficiará católicos, protestantes e evangélicos pentecostais, espíritas kardecistas, fiéis de crenças indígenas e africanas, e até mesmo ateus confessos. Diversos, esses grupos concordam, reverenciam, lutando para preservar a beleza arquitetônica e paisagística, bem como entendem a importância cultural, histórica e turística da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, que se destaca imponente, com praticamente 300 anos de existência e insistência, na belíssima orla da Armação da Piedade.