Tijucas: Participantes do "Programa Crescer” da Portobello visitam horta ecológica do município

O passeio serviu para que as crianças pensassem mais sobre as ações que podem ser tomadas para conseguir um futuro mais verde e mais saudável.

O passeio encheu os olhos e as mentes dos participantes e se mostrou uma experiência enriquecedora. (Foto: Divulgação)

A Escola de Ensino Fundamental Santa Terezinha, localizada no bairro Universitário, abriu suas portas para uma experiência educativa única na última semana. Os participantes do programa Crescer da Portobello tiveram a oportunidade de visitar a Horta Ecológica instalada na unidade, um exemplo de sustentabilidade e consciência ambiental. A ação proporcionou aos visitantes uma perspectiva prática sobre a importância de ações que podem ser adotadas para promover um futuro mais verde.

A Horta Ecológica é um projeto pioneiro que utiliza técnicas de cultivo orgânico e práticas sustentáveis para produzir alimentos frescos e saudáveis. O projeto foi inaugurado no dia 16 de outubro de 2018, com objetivo de ensinar ecologia, sustentabilidade, segurança alimentar e agricultura orgânica de maneira interdisciplinar. Além de toda a questão pedagógica, a Horta Ecológica tem uma produção grande de diversas hortaliças e verduras, que complementam a merenda escolar do município.

Os visitantes foram recebidos pela equipe de alunos do projeto atualmente dirigido pelo biólogo Victor Bruno Prudente, que os guiou por uma jornada repleta de aprendizado e descobertas. A primeira parada foi a composteira, onde os estudantes aprenderam que este pode ser o destino correto para os resíduos orgânicos de cozinha. Após uma explicação sobre a captação de água, o plantio e a produção de mudas, os alunos foram levados a percorrer os corredores verdejantes da horta, onde puderam observar em primeira mão as diferentes variedades de plantas e vegetais cultivados.

“Abrir as portas para outros projetos e/ou instituições para visitação é um marco para o Projeto Escolar Horta Ecológica. Sinal de um grande passo na educação do nosso município. O projeto é sediado na escola Santa Terezinha, mas, pertence à educação do município que visa oportunizar todas as instituições, fortalecendo vínculos, unindo a comunidade escolar para uso desse laboratório a céu aberto”, comentou o professor Victor Bruno Prudente.

A visita também falou sobre a importância da alimentação saudável e os benefícios dos alimentos orgânicos para a saúde humana e o meio ambiente. Os estudantes foram estimulados a refletir sobre suas próprias escolhas alimentares e a considerar a possibilidade de adotar práticas mais sustentáveis em suas vidas cotidianas.
 

De acordo com o educador, que acompanhou o grupo do Programa Crescer, Filipe Freitas dos Santos, o passeio encheu os olhos e as mentes dos participantes e se mostrou uma experiência enriquecedora, expandindo horizontes e fornecendo conhecimentos teóricos e práticos sobre sustentabilidade.

“O conceito de sustentabilidade acaba sendo muito abstrato e talvez algo complicado de ser realizado no dia a dia. Mas visitando a horta e conhecendo maneiras de ser sustentável nos aproximam deste tema e vimos que não é difícil. É uma mudança de hábito que começa por nós mesmos. Alguns de nossos alunos puderam amadurecer conhecimentos prévios, outros estavam aprendendo pela primeira vez os conceitos apresentados. Mas a certeza é que a semente foi plantada e em breve bons frutos serão colhidos. Parabenizo e agradeço o professor Victor pelo belo trabalho realizado, bem como aos alunos participantes ativos e a escola por nos receber”, analisou o professor Filipe dos Santos.

Texto: Patrícia Ferreira

 


WhatsApp